Mais uma vez, vamos às ruas no cortejo do 2 de julho, levando nossas denúncias e nossas propostas para a cidade.

13557792_880394755416749_4384693091644214827_nEm 2015, gritamos O Centro Antigo Sangra!, repudiando o conluio entre órgãos governamentais e mercado imobiliário. É evidente que nos últimos anos, as intervenções da prefeitura e do governo do estado vêm estimulando o turismo predatório e a moradia de luxo, forçando a gentrificação dos nossos territórios e a expulsão do povo negro de seus locais de trabalho e moradia. Esse conluio levou a mortes por desabamentos em maio do ano passado e acentuou a degradação do patrimônio histórico material e imaterial, inclusive com demolições ilegais para dar espaço a empreendimentos de alto padrão no Centro Antigo.

Afirmamos que o Centro Antigo se mantém vivo e diverso pela resistência cotidiana do povo negro que vive e trabalha neste território, apesar das inúmeras violações de direitos impostas a esta população. Apenas para citar alguns problemas que nos afligem: violência policial na Gamboa, ameaça de expulsão dos Artífices da Ladeira da Conceição, decretos de desapropriação no 2 de Julho e Preguiça, políticas definidas sem efetiva participação popular, famílias sem teto sem resposta a suas demandas de moradia, enquanto há milhares de imóveis vazios no Centro Antigo.

Em 2016, seguiremos no diálogo com a população de Salvador, desta vez ampliando nossas vozes, nos juntando a outros coletivos pelo Direito à Cidade, como o Rio Vermelho em Ação e o Mobicidade, denunciando o modelo privatista de planejamento urbano adotado em nossa cidade, muito bem traduzido no novo PDDU de Salvador, que foi aprovado de maneira autoritária para atender os interesses de poucos, às custas do aprofundamento das desigualdades sociais e raciais que impedem que a maior parte da população tenha uma vida digna.

Também trazemos a público nossa análise sobre o contexto político nacional, em que vemos a democracia em construção no Brasil, tão frágil e precária, sob ataque por forças conservadoras que levaram à instalação de um governo ilegítimo no nosso país, ferindo princípios constitucionais e promovendo o desmonte de políticas sociais e direitos conquistados através de lutas históricas dos movimentos populares. Já sentimos os impactos destes retrocessos em nossas vidas, incluindo a interrupção de negociações em curso com órgãos federais, e que já fazíamos avançar com muita dificuldade.

Por todas essas razões, afirmamos:

A DEMOCRACIA SANGRA!
O POVO DE SALVADOR RESISTE!
SEGUIREMOS EM LUTA PELO DIREITO À CIDADE!

Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador:
MSTB – Movimento Sem Teto da Bahia
• Associação de Moradores da Gamboa de Baixo
MNB2J – Movimento Nosso Bairro É 2 de Julho
Artífices dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia
• Coletivo da Vila Coração de Maria
Rio Vermelho em Ação
Mobicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here