Apresentamos aos nossos leitores e leitoras a nova identidade visual do Passa Palavra! Por Passa Palavra

Caros leitores e caras leitoras do Passa Palavra,

Esta agora é a nova identidade do Passa Palavra! Após um longo período utilizando um site provisório e passando por vários problemas técnicos, apresentamos a vocês a nossa nova casa.

O novo site do Passa Palavra chega com uma nova seção: Achados & Perdidos. Nesta seção flexibilizaremos nossa política editorial de somente aceitarmos textos inéditos e publicaremos textos que apoiem, noticiem e pensem sobre lutas, mas que tenham sido lançados nas redes sociais sem muita ressonância. A ideia é adaptarmos estes textos – ou seriam textões?! – para o formato de artigo. Enviem sugestões!

Criamos também a seção Autorais, onde estarão agrupados todos os textos de autoria do coletivo; a antiga seção Cultura foi transformada em Arte e o velho Citando… está de volta. Já a antiga seção Portugal será incorporada à seção Mundo.

Pedimos que vocês observem que todas as seções estão agrupadas em 4 categorias: Noticiar, Apoiar, Pensar e Lembrar. A categoria Lembrar, além da já apresentada seção Autorais, será também o destino dos Dossiês e das Traduções. E agrupamos três seções em uma só. As seções Eventos, Movimentos em Luta e Agir é Preciso! (apoios emergenciais aos movimentos sociais) foram agrupadas na categoria Apoiar. As outras duas categorias serão formadas pelas antigas seções reagrupadas.

Quanto a nossos dossiês, pretendemos dar continuidade a alguns deles e lançar novos ainda em 2018:

1) 100 anos da Revolução Russa:

– Pretendemos continuar no esforço de tradução dos textos sobre a Revolução Russa. Chamamos nosso público leitor a colaborar traduzindo os textos selecionados, ou propondo outros de igual relevância. As traduções serão submetidas à avaliação do coletivo editorial do Passa Palavra, e uma vez publicadas serão devidamente creditadas a quem delas tenha participado. Esperamos, com isto, inaugurar também nova via de mão dupla na produção de material para nosso site, e estreitar relações com nosso público leitor. Qualquer pessoa interessada na tradução poderá nos contatar via [email protected] indicando que texto pretende traduzir, e em que prazo.

2) Luta nos Aplicativos:

– Nos últimos anos, com a popularização dos smartphones, assistimos ao surgimento de aplicativos para todo tipo de serviço. Mais do que deixar as pessoas “mais conectadas”, como se diz, esse processo traz novas formas de exploração ou refina outras já existentes. Neste dossiê procuraremos reunir experiências e reflexões de trabalhadores sobre as condições de trabalho nesse setor e, principalmente, sobre os conflitos. Se você também trabalha numa empresa de aplicativo e quiser compartilhar sua experiência, envie-nos um depoimento – garantimos o anonimato.

3) 5 anos de junho de 2013:

– Neste dossiê em construção pretendemos coletar novos relatos e reflexões das lutas daquele período, fazendo um balanço desses últimos anos, passando pelas tensões sociais que levaram ao impedimento de uma presidente (2015-2016), pelas lutas em torno dos transportes públicos, pela composição social e contradições das mobilizações, pela repressão e pela fragmentação das lutas de lá para cá, etc. Veja aqui o chamado!

Ainda teremos um longo trabalho pela frente para redirecionarmos os artigos para as novas seções e para recuperarmos as imagens originais. Além do mais, ainda teremos muitos ajustes a fazer no novo site. Tenham paciência e nos enviem críticas e sugestões! E, claro, os seus textos.

Cordialmente,

Coletivo Passa Palavra

A nova identidade visual foi elaborada pela designer Juliana Rangel, e o novo site foi desenvolvido por Charles Ribeiro.

12 COMENTÁRIOS

  1. Ufa! Até que enfim! Eu, que sempre defendi que qualquer conteúdo deve ter uma forma adequada, ao ver aquele site decrépito, a que faltavam partes e parecia uma casa em ruínas, hesitava se deveria abrir uma excepção à minha regra. Felizmente esta nova apresentação resolveu-me o dilema. Uma estética clara, com espaço, com uma dinâmica que parece corresponder ao espírito da coisa. Ainda não verifiquei se o manuseamento das secções é eficaz, a não ser um pouco nos dossiers, mas a primeira impressão parece-me óptima. Felicitações.

  2. Ficou lindo camaradas! parabéns a Juliana e todos os envolvidos!

  3. Parabéns Juliana e a todos os camaradas do Passa Palavra! agora ficou ainda mais fácil conhecer todos os dossiês disponíveis

  4. Camaradas, as imagens que ilustram os artigos não estão aparecendo para mim. O Coletivo sabe se é do site o problema?

    Saudações!

  5. Se os membros do colectivo do Passa Palavra não estivessem distraídos, teriam observado que no dia 2 deste mês de Fevereiro o site completou dez anos. Quem não acredite pode fazer as contas a partir daqui http://passapalavra.info/2009/02/12/ Dez anos é muito tempo na vida das pessoas e é mais tempo ainda nessa espécie de realidade evanescente que é o mundo virtual. Como não me cabe a mim elogiar a qualidade média dos artigos publicados neste site, destaco outro aspecto — a qualidade dos comentários. É raro encontrar na internet um lugar onde os comentários sirvam realmente para debater assuntos importantes e para encontrar uma saída no emaranhado em que nos encontramos. Penso que na meia dúzia de êxitos incontroversos obtidos pelo Passa Palavra se conta a qualidade dos comentários.

  6. Cá estou eu retornando de um tempo afastado pra destacar o que o João Bernardo disse aqui em cima. Os textos são bons mesmo, mas realmente é muito raro um lugar onde realmente os comentários sejam debates sérios e produtivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here