por Dois Trabalhadores

Os Invisíveis entraram em contato com um caso e achamos importante compartilhar o exemplo e a denúncia. Um colega que já estava de aviso prévio por “dar atestado demais” teve sua demissão revertida e aceitou voltar a trabalhar pela mobilização e solidariedade das pessoas do prédio. Colocamos aqui o relato produzidos por trabalhadores do local antes e o depois da mobilização que resultou nessa vitória.

Antes da mobilização

Certamente vocês já ouviram falar da Biblioteca Central. Aqui trabalha um homem chamado Espedito Moraes a sete anos. Por motivo de a empresa não aceitar muitos atestados o Expedito foi dispensado. Nós colegas sentimos muito, pois ele vai fazer muita falta, não só pelo trabalho mas por ser um homem de Deus, humilde, que sempre tenta fazer o pode por cada um da sua maneira. Infelizmente não há o que fazer, ele próprio disse que vai sentir muito, mas o tempo chega para todos nós. É triste saber que para a empresa o colaborador não pode adoecer e nem pode trazer atestado. Infelizmente é o que acontece com quem trabalha nesta empresa. Precisamos lutar, mudar esta ideia de que o velho não pode adoecer. A saída dele nos faz sentir como se nós perdêssemos um pai.

Depois da mobilização

Você já ouviu falar que a união faz a força? Casos assim a gente não pode deixar de fazer observações para que mude: atos, palavras e saber que passamos pelo ambiente de trabalho e fazemos amigos. Amigos que plantamos como semente.

Com a repercussão do caso e várias ligações à empresa falando do bom trabalho desse senhor e da importância dele, a empresa e a UFG reverteram a demissão. O colega continua trabalhando com a gente. Isso mostra que a solidariedade ativa dos trabalhadores consegue garantir o nosso direito à saúde e ao trabalho. Que devemos buscar a ajuda dos colegas quando nos negam nossos direitos. E que não devemos ficar calados quando a gerência nega o direito do colega. Se você já deixou de dar um atestado por ameaça de demissão, corte de ponto ou pressão entre em contato conosco. Se sabe de alguém que tá com ameaça de dispensa por isso, não se cale! Se não nos ajudarmos, ninguém ajuda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here