Por Um Ninguém

Na última quinta-feira (16/08/18) reuniram-se em assembleia professores colaboradores, efetivos, servidores administrativos e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Movidos pelo anúncio do corte de 50% nos salários dos professores colaboradores (temporários), o grupo apresentou e contestou o argumento apresentado pela reitoria da universidade. Tal corte é uma redistribuição de outro corte realizado pelo governo do estado de Santa Catarina no repasse de verba à universidade. Com a justificativa de que a incorporação deste corte orçamentário demanda a readequação da planilha de gastos da UDESC, a gestão do reitor Marcus Tomasi decidiu reduzir os salários desse setor de trabalhadores pela metade, decisão tomada sem consulta ao Conselho Universitário (CONSUNI). No entanto, sabe-se que a reitoria está abarrotada de funcionários de cargo comissionado.

Sabe-se também que existe a possibilidade de inviabilização da contração de professores efetivos recém-aprovados em concurso público. Durante a assembleia foi contestada a posição pró-governo da reitoria, ao passo que esta deveria assumir o lugar de defesa da autonomia e fortalecimento da universidade pública. Encaminhamento aprovado em assembleia: nova assembleia na semana que entra (21/08) puxada por estudantes com a intenção de fortalecer bases para uma possível paralisação. Os discursos inflamados parecem ser os mesmos do tempo de impeachment, ou seja, mornos afinal. Sustenta-se a questão de que “é golpe” e de que algo precisa ser feito urgentemente, caso contrário, a universidade pública terá seu fim.

Concordo, porém fica marcada a dificuldade de delinearmos ações que de fato baguncem o fluxo das decisões ligeiras e truculentas que pesam sobre nós. Os grupos políticos jovens do tipo PT e PCdoB servem-se da mesma cartilha, e a questão mais real ainda é o fato de que quase ninguém está disponível para colocar o corpo à prova do possível conflito. É bom lembrar, ainda assim, que ponderou-se sobre uma possibilidade de greve, maior do que as vividas anteriormente na UDESC, e que esta possibilidade foi levantada por pessoas de cargo efetivo com apoio caloroso dos presentes. Estamos esperando que o caldo engrosse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here