Participantes da 1ª Conferência Pan-Russa de Comitês de Fábrica (12-16 jun. 1917)
Participantes da 1ª Conferência Pan-Russa de Comitês de Fábrica (12-16 jun. 1917)

A transcrição desta tradução do livro de Maurice Brinton, The bolsheviks and workers’ control: the State and counter-revolution, feita por Carlos Miranda, conta com autorização da Editora Afrontamento, que a publicou originalmente em 1975.

A obra original está dividida em um capítulo por ano, mais a introdução e as conclusões; por razões editoriais e a bem da adaptação ao formato do site, alguns capítulos mais extensos foram subdivididos. O texto da obra, todavia, não foi alterado, exceto pela correção, sempre em comparação com o original inglês, de alguns erros tipográficos. Além disto, sempre que possível, localizamos versões digitais de documentos, livros e artigos indicados na bibliografia e ligamo-los onde necessário.

Esta republicação faz parte do esforço coletivo de traduções do centenário da Revolução Russa mobilizado pelo Passa Palavra. Veja aqui a lista de textos e o chamado para participação.

Os bolcheviques e o controle operário: introdução

O problema da autogestão não é um problema esotérico. A autogestão é muito simplesmente o conteúdo da revolução da nossa época.

Os bolcheviques e o controle operário: de fevereiro a outubro de 1917

Nitidamente, Lênin entendia por “controle operário” uma “administração” por outras pessoas que não os trabalhadores.

Os bolcheviques e o controle operário: de outubro a dezembro de 1917

O Decreto sobre o Controle Operário (1917) provou rapidamente que, na prática, não valia sequer o papel em que estava escrito.

Os bolcheviques e o controle operário: de janeiro a maio de 1918

A política bolchevique em relação aos Comités e em relação aos sindicatos foi posta em acção antes da irrevogável queda da revolução alemã, acontecimento que frequentemente se refere para “justificar” muitas das medidas tomadas pelos governantes russos.

Os bolcheviques e o controle operário: de maio a dezembro de 1918

Começo da Guerra Civil em larga escala e começo da intervenção Aliada. [Os que pretendem responsabilizar a Guerra Civil pela prática bolchevique anti-proletária podem fazê-lo a partir de agora.]

Os bolcheviques e o controle operário: 1919

Lenine apoiou entusiasticamente as propostas de Trotski sobre militarização do trabalho; é mentira que Lenine teria se oposto a tais propostas, pois isto só se deu doze meses mais tarde, no fim de 1920.

Os bolcheviques e o controle operário: 1920

Em pouco mais de 2 anos o aparelho do Partido tinha adquirido a competência e experiência necessárias para se tornar numa categoria social com uma função especifica: a de gerir a Rússia. A sua fusão era inevitável.

Os bolcheviques e o controle operário: 1921

Tinha-se proclamado em 1917 que “todos os cozinheiros deviam aprender a governar o Estado”. Em 1921 o Estado era suficientemente poderoso para mandar em todos os cozinheiros!

Os bolcheviques e o controle operário: conclusão e bibliografia complementar

A futura revolução extrairá a sua força e inspiração da experiência real de milhões de pessoas, do Leste e do Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here