Na edição do dia 17 de fevereiro, a Folha de S.Paulo afirmou: “As chamadas ‘ditabrandas’ [por oposição a ‘ditaduras’] – caso do Brasil entre 1964 e 1985 – partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e de acesso à Justiça”. Assim se estabelece um conceito que considera “brandas” as torturas e a militarização da política. Nada mais natural em um país onde é aceita a tortura e execução sumária pela Polícia Militar. Decerto, o suporte que o referido órgão de imprensa dera ao regime ajudaria-nos a entender o motivo pelo qual agora sugere esta estranha distinção entre boas e más ditaduras. Em breve, publicaremos um artigo que desenvolverá o tema com a devida atenção. Passa Palavra

2 COMENTÁRIOS

  1. Ao Passa Palavra:

    Gostaria de saber onde posso encontrar o artigo prometido sobre as “Ditabrandas”:

    “Em breve, publicaremos um artigo que desenvolverá o tema com a devida atenção. Passa Palavra”

    Não consegui localizar na busca do Passa Palavra. Passados dez anos, acho que ele contribuiria para o entendimento do cenário atual.

    Obrigado!

  2. Caro Brevenildo,
    No que diz respeito às ditaduras, os artigos publicados no Passa Palavra têm incidido sobretudo no fascismo e nas manifestações de autoritarismo surgidas através da burocratização de movimentos originariamente anticapitalistas. No entanto, assinalamos, por exemplo, o artigo de Paulo Arantes, 1964, o ano que não terminou, cuja primeira parte pode ser lida aqui e a segunda parte aqui.
    Cordialmente,
    o coletivo do Passa Palavra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here