Exibição do documentário MADRES DE PLAZA DE MAYO, memória, verdade, justiça, no Espaço Cinema Nosso.

O documentário MADRES DE PLAZA DE MAYO, memória, verdade, justiça do diretor Carlos Pronzato, será exibido no dia 03/09 (quinta feira), às 17 horas, no Espaço Cinema Nosso (Rua do Resende, 80 – Centro), com entrada franca.

A Praça de Maio é o palco que abriga há mais de trinta anos, nas tardes de quinta feira, as Madres que marcham e rondam, respectivamente, como Associação Madres de Plaza de Mayo e Madres de Plaza de Mayo – Linha Fundadora, em busca de memória, verdade e justiça. Contra o tempo e ao revés do ponteiro do relógio, elas desfilam com seus lenços brancos, redesenhando uma história que não pode ser esquecida.

Em 30 de abril de 1977, 14 mulheres fazem pública a “desaparição forçada” dos seus filhos através das ações genocidas do terrorismo de Estado da ditadura argentina (1976-1983). Esse plano sistemático do horror incluiu o seqüestro, a detenção em locais clandestinos, a tortura, a apropriação de menores, a desaparição seguida de morte.

O documentário resgata o testemunho das Mães da Praça de Maio que 32 anos depois continuam marchando frente a Casa Rosada pelos 30.000 desaparecidos mantendo vigente o reclamo por memória, verdade e justiça. Inclui depoimento de Adolfo Pérez Esquivel, Premio Nobel da Paz de 1980.

As Madres de Plaza de Mayo tem propagado seu exemplo de luta levando a sua solidariedade a outras mães de desaparecidos e presos políticos da América Latina e do mundo, participando ativamente nas lutas sociais dos que acreditam que uma ordem mundial mais justa é possível.

Direção, câmera e roteiro: Carlos Pronzato
Edição: Vitor Sarmento
Produção: La Mestiza audiovisual
Co-produção: Santo Antonio Filmes
Duração: 40 minutos

Carlos Pronzato, cujo mais recente filme foi “Papeleras GO HOME! – contra as fábricas de celulose-“ é diretor teatral, escritor e cineasta independente argentino residente no Brasil (Salvador/BA). Tem realizado, entre muitos outros, os seguintes documentários: “O Panelaço, a rebelião argentina”; “Bolívia, a guerra do gás”; “Bolívia, a guerra da água”; “Jallalla Bolívia, Evo Presidente!”; “A Rebelião dos Pinguins – estudantes secundaristas contra o sistema no Chile”; “Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”; “A Veracel no Abril Vermelho do MST”; “Maio Baiano”; “A Revolta do Buzú”; “Além do Jejum, as verdades do Velho Chico”; “Até Oxalá vai à guerra”; “Buscando a Salvador Allende”; “Fernando Lugo, de bispo a presidente do Paraguai “ e outros diversos documentários realizados no Brasil e no exterior sobre o mundo operário, ambiental, indígena, sem-tetos, sem-terras, estudantes, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here