Debate sobre o livro “Os escritores da guerrilha urbana: (1977-1984), no Cedem/UNESP.

Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984), editora Annablume; Fapesp – 2008, livro de Mário Augusto Medeiros da Silva, será o centro do debate no próximo dia 17 de setembro, quinta-feira às 19h, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP. O ponto de partida para a publicação foi o Mestrado em Sociologia que Mário Augusto defendeu em 2006 na UNICAMP e a pesquisa foi centrada na experiência biográfi ca de ex-guerrilheiros, exilados e  prisioneiros políticos, exposta em seus romances e ficções políticas.

O livro revela a profunda diversidade de tipos humanos e trajetórias que atuaram na esquerda armada e a juventude de seus participantes. Mostra também a sintomática ausência de relatos auto-biográficos femininos no período tratado, apesar da significativa presença das mulheres nas organizações revolucionárias. Procura discutir os significados políticos e literários das narrativas de ex-guerrilheiros, convertidos em escritores, em meio aos processos conturbados da Anistia e Abertura Política. Quais teriam sidos os impactos dos livros, a recepção entre  os leitores de uma nova geração, a maneira como os escritores reavaliaram seu passado para  se entender na efervescência do presente (1977-1984)?

O autor apresenta em seu livro uma importante contribuição ao estudo da ditadura civil-militar brasileira ocorrida no período de 1964 a 1985. Sua análise se baseou, principalmente, em quatro livros de memórias escritos por membros da esquerda que lutaram contra aquele regime: Em Câmara Lenta, de Renato Tapajós (1977); O que é isso, Companheiro, de Fernando Gabeira (1978); 0s Carbonários: memória da guerrilha perdida, de Alfredo Sirkis (1980) e A Fuga, de Reinaldo Guarany (1984).

As obras relacionadas foram publicadas ainda dentro da ditadura e, neste sentido, elas são lidas tanto como parte de um movimento de memória dos autores, como também um meio de retomar a oposição ao regime em outro nível – não mais o da luta armada, mas sim no campo simbólico do embate político, intelectual e do comportamento pessoal e coletivo em prol de uma visão social do mundo.

Expositor

Mário Augusto Medeiros da Silva

Graduado em Ciências Sociais - UNICAMP

Mestre e Doutorando em Sociologia - UNICAMP

Debatedores

Elide Rugai Bastos

Graduada em Filosofia – PUC/SP, Mestre em Ciência Política - USP

Doutora em Ciências Sociais – PUC/SP, Editora da revista Lua Nova (CEDEC) e é Professora da UNICAMP

Marcelo Ridenti

Graduado em Ciências Sociais e Direito – USP

Doutor em Sociologia – USP, Escritor e é Professor da UNICAMP

Mediador

Bernardo Ricupero

Graduado em Ciências Sociais e Mestrado em Ciência Política – USP

Doutor em Ciência Política – USP e é Professor da USP

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

Data e horário: 17 de setembro de 2009 (quinta-feira) às 19h

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here