Vilada Cultural na Vila Itororó

As atrações (confira programação abaixo) começam às 13h, terminando com uma grande festa em comemoração dos 80 anos da Vila Itororó, que acontece a partir das 22h.

O endereço é Rua Martiniano de Carvalho, 287. Para quem vem de transporte público, uma das melhores opções é descer na Estação São Joaquim do Metrô.

vilada-web

No dia 26 de Setembro o Centro Cultural Vila Itororó, comunidade localizada na Bela Vista, no centro de São Paulo, promove a sua primeira “Vilada Cultural” evento com diversas atrações como shows, espetáculos teatrais e projeção de filmes. A iniciativa é mais uma das ações da Associação de Amigos e Moradores da Vila Itororó (AMAVILA) – núcleo que mobiliza a comunidade contra uma ação de despejo da Prefeitura – para comemorar os 80 anos de existência da Vila. As apresentações ocorrem no dia 26, a partir das 13h00, e se encerram com uma grande festa.

Entre os grupos convidados para apresentações estão Trupe do Trapo, Parabelo, 1/2 dúzia de 3 ou 4, projeção de filmes diversos e grupo do Ponto de Cultura Bixigão, tradicional referência no bairro. Os grupos apóiam as iniciativas culturais já desenvolvidas na Vila Itororó: todo sábado, uma atração diferente acontece na comunidade. A exemplo do Teatro Oficina, desde a década de 90 muitos artistas conceituados já participaram de apresentações e intervenções a convite do Centro Cultural Vila Itororó. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

A Vila Itororó é composta por 70 famílias, e os cerca 250 moradores estão ameaçados de despejo por um projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que quer transformar a Vila num centro cultural gerido pela iniciativa privada.

As ações culturais da própria comunidade vão de encontro aos argumentos da Secretaria para essa desapropriação: o projeto da prefeitura ignora a existência de cultura no local e ao mesmo tempo ameaça famílias, muitas com mais de três gerações criadas ali, que construíram suas histórias de vida dentro da Vila Itororó.

A Vilada traz ainda a reflexão de que é possível aliar moradores, arte e patrimônio, sem que nenhum dos lados saia prejudicado, e convida os cidadãos paulistanos a conhecerem os experimentos que já acontecem nesse sentido.

Esperamos a participação de todos/as na Vilada e pedimos sua colaboração na divulgação do evento.

Programação Vilada Cultural

13h-14h
Abertura da Vilada e cortejo com Trovadores Urbanos
Plantio de árvores com o grupo Mapa Xilográfico

15h
Trupe do Trapo – Espetáculo A Máscara da Liberdade

16h
Ponto de Cultura Bixigão – Espetáculo Surubim

17h
Oficinas Culturais

18h
Projeção do filme Flores em vida

18h30
Projeção do filme Tereza

19h
Show com 1/2 dúzia de 3 ou 4

20h
Rapazes da oficina com Vertigem

21h
Capoeira e Roda de Samba – Casa do mestre Ananias, Quilombolas de Luz e Zungu Capoeirado

Ao fim da roda de samba
Thadeu Romano – Sanfoneiro

A partir das 22h
Festa de 80 anos da Vila Itororó

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, sobre a atual condições do centro Cultural do canteiro aberto eu como artista quero trazer novamente o espaço a novos projetos incluindo o meu.
    Eu sou artista plástica então eu somente faço quadros , mas será que não seria interessante mostrar um lado feliz e Cultural ?
    Com mais iniciativas de novos projetos …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here