movimento em luta

Por Loren Goldner

Em 3 de Dezembro do ano passado, o procurador do Tribunal do Distrito Central de Seul exigiu penas de prisão de 5 a 7 anos para Oh Sei-chull e outros membros (Yang Hyo-seok, Yang Joon-seok, Choi Young-ik, Park Joon-seon, Jeong Won-hyung e Oh Min-gyu) da Aliança dos Trabalhadores Socialistas da Coreia (SWLK), uma organização socialista revolucionária.

Estes activistas do movimento trabalhista coreano foram acusados em aplicação da falada Lei de Segurança Nacional da Coreia do Sul (aprovada em 1948 e que, em teoria, ainda prevê a pena de morte para as actividades “pró-Norte”).

Os oito militantes do SWLK – que, como internacionalistas, defendem a revolução dos trabalhadores nas duas Coreias – não foram acusados de qualquer crime específico para além do facto de serem socialistas, mas na realidade a acusação resulta da sua intervenção em várias greves e movimentos desde 2007. É a primeira vez, em muitos anos, que é exercida uma semelhante repressão tão dura em nome da referida lei.

Isso acontece no contexto mais amplo da viragem à direita (como o esmagamento da greve da Ssangyong Motor Co. em 2009) do governo do presidente sul-coreano Lee Myong Bak, desde que foi empossado no começo de 2008. (De facto, panfletos do SWLK distribuídos durante a greve sa Ssangyoung foram apresentados como prova principal no julgamento.)

Os procuradores têm tentado várias vezes acusar membros do SWLK desde 2008 e, até Dezembro último, as suas acusações foram sempre rejeitadas pelo tribunal. Não é impossível que uma barragem de emails de protesto dirigidos ao juiz Hyung Doo Kim, do Tribunal do Distrito Central de Seul, possa reduzir ou obviar as sentenças pendentes, uma vez que a sentença final deverá ser pronunciada em 27 de Janeiro próximo.

Que o juiz Kim tome conhecimento, pelas vossas próprias palavras, das vossas tomadas de posição acerca deste “crime de opinião”. Escrevam-lhe para

[email protected]

Os emails têm de ser enviados até às 6h da manhã da segunda-feira dia 17 de Janeiro de 2011 (hora de Seul, GMT + 9h), de forma que o advogado da SWLK possa reenviá-los ao juiz antes da leitura da sentença.

Por favor façam circular este apelo o mais amplamente possível. As mensagens em línguas diferentes do inglês são benvindas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here