Curso: A Crise Capitalista, org. Consulta Popular.


Local: Faculdade de Educação da UFBA (Vale do Canela), Face D, Auditório 1 (1º andar, à esquerda), em Salvador da Bahia.

CURSO: A CRISE CAPITALISTA

O Curso: A Crise Capitalista está inserida num contexto determinado. Trata-se de uma iniciativa da Consulta Popular com apoio a Escola Nacional Florestan Fernandes e Assembléia Popular, no sentido de enfrentar os desafios da classe trabalhadora frente à crise do capital. Neste sentido algumas reflexões se fazem oportunas: “Não estamos diante de apenas uma crise do modelo neoliberal ou de uma mera crise financeira, mas de uma crise global, prolongada, com características depressivas e recessivas, cuja intensidade encerra um período histórico de ofensiva do capital ao abrir a possibilidade de um reascenso da luta de massas, com distintas tarefas políticas, ideológicas e organizativas” (p. 23, Resoluções Sobre a Tática, Consulta Popular).

Decerto a atual crise inaugura a abertura de um novo ciclo, o que dependerá da capacidade organizativa, de reflexão e ação da classe trabalhadora e do conjunto das suas organizações. Isto nos impõe a construção de lutas unitárias, capazes de re-colocar, na ordem do dia, uma alternativa de poder e projeto, sem isto, passaremos despercebidos, a burguesia facilmente recompor-se-á com as suas saídas clássicas para as crises. Neste contexto insere-se o esforço coletivo de diversas organizações de esquerda na construção de uma Jornada Nacional de Lutas, proposta da Via Campesina e da Assembléia Popular que culminará com a ação integrada de organizações partidárias, centrais sindicais, movimentos populares e diversas entidades.

Esta ação está programada para a primeira semana de junho e visa propagandear os reflexos da crise para a classe trabalhadora. Acreditamos que para isso faz-se necessário um grande processo preparatório. É imprescindível que iniciemos um intenso trabalho de base e formação (cursos, palestras, oficinas) que pautem a questão da crise capitalista nas escolas, universidades, fábricas, associações, sindicatos, movimentos, etc, que sejam capazes de armar os trabalhadores e trabalhadoras para o enfrentamento. Portanto, o presente curso somente tem sentido como um chamado para a ação.

Cada participante deve ter em mente a necessidade de multiplicarmos o debate, para que possamos enfrentar os próximos períodos com grandes mobilizações e lutas, que contribuam com a elevação da consciência de classe dos trabalhadores e trabalhadoras e que coloque em cima da mesa o debate sobre o Projeto Popular Para o Brasil. Um bom estudo a todas/os, saudações socialistas! Consulta Popular – Bahia

PROGRAMA

20 de maio (quarta-feira)

1. O referencial teórico para compreender a crise.

Assessor: Sérgio Lessa

Conteúdo: Serão abordados conceitos fundamentais do referencial teórico marxista e relacionados com propósito de desenvolver a análise das contradições do capitalismo.

25 de maio (segunda-feira)

2. As crises do capitalismo

Assessor: Luiz Filgueiras

Conteúdo: Antecedentes históricos para compreender a crise; natureza das crises capitalistas; crise financeira e crise de superprodução. Análise crítica das evidências de crise do sistema capitalista desde a crise do fim do século XIX à crise do século XXI, dando ênfase à crise de 1929 e a financeirização pós Bretton Woods 1971.

26 de maio (terça-feira)

3. A crise atual e os trabalhadores

Assessor: Graça Druck

Conteúdo: Análise crítica problematizando os acontecimentos de agosto de 2007 até os dias atuais.

27 de maio (quarta-feira)

4. Estado, poder e mídia na crise do capitalismo

Assessores: Antonio Câmara, Muniz Ferreira e Jorge Almeida

Conteúdo: Diante da crise do capitalismo as respostas do capital: o fascismo, repressão e criminalização. Problematizar a relação do Estado e mídia, principalmente na perspectiva de como a crise atinge o Brasil e quais as medidas que vêm sendo adotadas.

28 de maio (quinta-feira)

5. Desafios dos trabalhadores diante da crise

Assessor: Ademar Bogo

Conteúdo: Reflexões sobre como a crise está sendo compreendida na perspectiva dos movimentos sociais do Brasil e da América Latina.

INSCRIÇÕES

•     As inscrições são feitas por email. Para solicitar a inscrição, preencha a ficha em anexo e envie para o e-mail do curso: [email protected] As vagas são limitadas, e apenas o envio da ficha não garante a efetivação da inscrição.

•     Quando recebermos sua ficha, enviaremos um número de conta para depósito da contribuição e outras orientações.

•     Quem comparecer a pelo menos três sessões terá o certificado assinado pela ENFF.

•     Em caso de outras dúvidas, entrar em contato com Victor: (71) 8763-8081.

FINANCIAMENTO

•     Os recursos das contribuições destinam-se majoritariamente ao pagamento dos custos de deslocamento dos palestrantes de fora.

•     Aqueles que não estiverem em condições de contribuir financeiramente com a construção do curso devem solicitar isenção, indicando na ficha de inscrição. Obs.: Ninguém ficará impedido de participar do curso pelo fato de não ter condições de contribuir financeiramente.

•     Aos que podem colaborar, indicamos um valor de R$ 20,00, podendo ser um valor maior caso tenha disponibilidade. Podendo, ainda ser um valor inferior ao indicado.

OUTRAS ATIVIDADES DO CURSO

· No período do curso serão realizadas assinaturas do Jornal Brasil de Fato para quem tiver interesse;

· Serão vendidos livros da Expressão Popular;

· No dia 28 de maio ocorrerá o Lançamento do Livro do Ademar Bogo: “Identidade e Luta de Classes”.

PÚBLICO ALVO

•     Militantes dos movimentos sociais e sindicatos;

•     Universitárias/os professoras/es, servidoras/es e estudantes;

•     Trabalhadoras e trabalhadores em geral.

REALIZAÇÃO

·         Consulta Popular

APOIO

·         Escola Nacional Florestan Fernandes

·         Assembléia Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here