Cursos de Economia do CES: (II) “Assuntos privados e serviço público: o que nos faz correr”, Le Monde Diplomatique – Portugal.


Local: Livraria Ler Devagar, na LX Factory, Rua Rodrigues de Faria, 103, Edifício G 0.3, Alcântara, em Lisboa.

Os cursos são pagos (ver ao fundo).

Organização: CES (Centro de Estudos Sociais), da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e LE MONDE DIPLOMATIQUE-PORTUGAL.

(CURSO II – 9 sessões)

Assuntos privados e serviço público: o que nos faz correr

Coordenação: Ana Cordeiro Santos

Apresentação: A provisão de bens e serviços públicos tem sido crescentemente marcada por um ‘mimetismo mercantil’. O tipo de práticas organizacionais e de estruturas de incentivos típicas do sector privado é cada vez mais adoptado no sector público. Bens e serviços públicos são reconfigurados e convertidos em mercadorias, e, por esta via, sujeitos à lógica do lucro e à disciplina do mercado. A lógica do ganho individual, por outro lado, substitui o sentido de dever e a ética do serviço público. Este curso de formação propõe-se reflectir sobre o impacto deste processo mimético sobre as motivações e o comportamento de todos aqueles que trabalham nestas áreas.

Programa:

30 Maio 2009 10.00

A (pretensa) superioridade moral e económica dos incentivos

* A justificação económica: harmonia de interesses individuais

* A justificação ética: liberdade de escolha

com Ana Cordeiro Santos, CES

14.00

Nem tudo tem um preço, mas pode vir a tê-lo

* O gosto pelo trabalho bem feito e em autonomia

* Quando a recompensa e a punição se transformam em preços

com Ana Costa, ISCTE

16.30

A ilusão da liberdade de escolha: Somos mesmo livres de escolher no mercado?

* Instituições, formação das alternativas de escolha e resultados sociais

* Liberdades promovidas e liberdades ameaçadas em espaços mercantis e não-mercantis

com João Rodrigues, Univ. de Manchester

6 Junho 2009 10.00

Definir colectivamente o bem comum

* A racionalidade da escolha colectiva

* O que significa deliberar na esfera pública?

com Ana Costa, ISCTE

14.00

Agir pelo bem comum: Visões rivais

* Cada um por si para o abismo, ou a tragédia dos comuns

* (Quase) todos por um: a importância das normas e dos valores partilhados

com  José Castro Caldas, CES

16.30

Experiências de acção colectiva: agir colectivamente contra riscos públicos

* As respostas públicas à gestão do risco: problemas ambientais como externalidades e a criação dos ‘cidadãos responsáveis’

* A falácia da universalidade dos riscos públicos: conflitos distributivos e justiça ambiental

* Vulnerabilidades diferenciais de populações e territórios

com Marisa Matias, CES

20 Junho 2009 10.00

Os incentivos na crise financeira

* A perversidade dos incentivos dos gestores do sector financeiro

* O caso do crédito às famílias

com  Ana Cordeiro Santos, CES

14.00

Gestão pública de qualidade significa gestão empresarial?

* A Nova Gestão Pública em serviços do Estado: resultados escassos, efeitos perversos

* Outros caminhos para uma gestão pública de qualidade

com  Jorge Bateira, Univ. de Manchester

16.30

Incentivos e acção colectiva nas empresas

* A imprevisibilidade do futuro e a incompletude dos contratos

* Para além das trocas: as normas e os compromissos

com  Ricardo Paes Mamede, ISCTE

Inscrição: Preço – 100€ por cada curso completo ou 25€ por duas sessões avulsas. Métodos de pagamento – transferência para o NIB 003 601 859 910 001 195 592, do Montepio, ou envio de cheque ou vale postal à ordem de Outro Modo Cooperativa Cultural, CRL para R. Rodrigues Sampaio, n.º 19 – 2.º A, 1150-278 Lisboa. Dados para inscrição – nome, morada completa e n.º de contribuinte (para emissão de recibo), bem como com a indicação das sessões em que se inscreve (no caso de inscrições em apenas duas sessões). Se optar pela hipótese transferência, agradecemos que nos envie o respectivo comprovativo para o e-mail [email protected], juntamente com os seus dados e a indicação das sessões em que se inscreve (no caso de inscrições em apenas duas sessões). Número limitado de inscrições. Serão distribuídos materiais de apoio à formação.

Organização: Centro de Estudos Sociais / Le Monde diplomatique – edição portuguesa

Formadores:

Jorge Bateira é economista. Leccionou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Universidade Católica/Porto. Foi gestor do Programa IC PME no QCA II. Actualmente é doutorando na Universidade de Manchester.

José Castro Caldas, doutorado em Economia, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde integra o Observatório do Risco (OSIRIS) e o Núcleo de Estudos sobre Governação e Instituições da Economia. Anteriormente foi professor auxiliar no Departamento de Economia do ISCTE.

Ana Narciso Costa é doutorada em Economia pelo ISCTE, onde é actualmente professora auxiliar. Investigadora do DINÂMIA (Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica). Tem-se interessado pela tomada de decisão individual e colectiva, relevância dos dilemas morais na escolha e acção económica e por certas correntes teóricas da Economia como o institucionalismo.

Ricardo Paes Mamede é doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Milão). Professor Auxiliar do Departamento de Economia do ISCTE e Investigador do Dinâmia (Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica).

Marisa Matias é Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) e doutoranda da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). As suas áreas de interesse incluem as relações entre ambiente e saúde pública, ciência e conhecimentos e democracia e cidadania.

João Rodrigues é doutorando em economia política na Universidade de Manchester e investigador no DINÂMIA-ISCTE e no Political Economy Institute da Universidade de Manchester. Os seus actuais interesses de investigação estão centrados na análise das relações entre as instituições económicas, o comportamento humano e a moralidade e no escrutínio dos principais contributos teóricos por detrás do chamado projecto neoliberal.

Ana Cordeiro dos Santos é doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão (Holanda). É investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Governação e Instituições da Economia. Os seus actuais interesses de investigação incidem sobre o processo de construção de mercados e o seu impacto sobre as motivações e o comportamento humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here