Jornada de atividades críticas à Copa do Mundo

24.11.2011
 
Movimentos Sociais e acadêmicos promovem no RJ jornada de atividades críticas à Copa do Mundo
 
Amanhã (25), debate reúne Juca Kfouri, Ermínia Maricato e Luiz Antonio Simas; no sábado, haverá protesto em frente à inauguração da feira internacional de futebol SoccerEx
 
O Rio de Janeiro está sendo palco de diversas atividades que pretendem debater e denunciar os impactos da Copa do Mundo no Brasil. A jornada começa hoje (24), com o seminário “O BNDES e os Megaeventos”, que discute as violações de direitos humanos causadas por obras da Copa e das Olimpíadas que são financiadas pelo banco público. Amanhã, no fim da tarde, será a vez do debate público Copa: Paixão, Esporte e Negócio, que reunirá na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) o jornalista Juca Kfouri, a urbanista da  USP Ermínia Maricato, e o escritor e historiador Luiz Antonio Simas, sob mediação de Inalva Mendes Brito, moradora da Vila Autódromo, comunidade ameaçada de remoção na zona oeste do Rio de Janeiro. Haverá, na ocasião, o lançamento do livro “O Jogo Continua – Mega-eventos esportivos e Cidade”, que tem organização dos professores Gilmar Mascarenhas, Glauco Bienenstein e Fernanda Sanchez (Ed. da UERJ). A entrada é franca.
 
Protesto na SoccerEx
 
No sábado, às 9h, representantes de movimentos e organizações sociais prometem fazer um ato simbólico na Praia de Copacabana, em frente ao local do evento de inauguração da feira internacional de futebol SoccerEx, que reúne empresários, cartolas e ex-jogadores do mundo todo. Os manifestantes distribuirão panfletos durante a fala de abertura da Secretária Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, e durante o jogo-exibição promovido pela feira, com participação de ex-jogadores como Djalminha, Juninho Paulista, Aldair, o francês Marcel Desailly, o holandês Ruud Gullit e o colombiano Carlos Valderrama.
 
Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas
 
Todas as atividades têm organização ou participação direta do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, espaço que reúne movimentos sociais, organizações, representantes de comunidades, membros da academia e outras entidades e pessoas críticas à forma como estão sendo geridos os recursos e como estão sendo feitas as transformações urbanas para a Copa e as Olimpíadas na cidade. Representantes de Comitês Populares da Copa das 12 cidades-sede dos jogos estão no Rio para participar de uma reunião da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e de um curso de formação organizado pelo Comitê Rio, que acontecerá durante o fim de semana.
 
PARA MAIS INFORMAÇÕES
Gustavo Mehl – 21 8162-2181
Renato Cosentino – 21 8267-2760
 
SERVIÇO
 
Debate – “Copa: Paixão, Esporte e Negócio”
  
Juca Kfouri – jornalista
Ermínia Maricato – professora da USP
Luis Antonio Simas – historiador e escritor
Mediação: Inalva Mendes Brito – moradora da Vila Autódromo
  
Quando: Dia 25 de novembro, sexta-feira – 18h30
Local: Associação Brasileira de Imprensa – Rua Araújo Porto Alegre, 71, auditório 9o. andar – Centro – Rio de Janeiro
__________________________
 
Ato Público do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas
 
Quando: Dia 26 de novembro, sábado – concentração às 8h
Local: Praia de Copacabana – em frente ao Hotel Copacabana Palace
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here