Como a gente noticiou aqui no blog, no mesmo dia em que fizemos o protesto pela UBS do Cantinho do Céu, a Coordenadoria de Saúde se apressou a nos trazer as “boas novas”: tinham conseguido o protocolo X, do documento Y, do guichê Z, do Departamento W etc., e por isso, o aluguel do prédio da UBS devia sair em 1 mês, e na pior das hipóteses a UBS do Cantinho começaria a funcionar em setembro

 

Dois dias depois houve uma reunião como Subprefeito da Capela do Socorro, e ele disse que a rua da tal casa que seria alugada, a Rua dos Acordes, não existe para a Prefeitura, e que portanto aí não vai ter UBS!

Nesse episódio, a má-fé da Secretaria de Saúde se revelou mais uma vez: além de anos de enrolação, e um amontoado de promessas não cumpridas, mesmo depois de saber da resposta do Subprefeito, foi à mídia dizer a mesma conversa fiada que disse pra gente (veja aqui a reportagem).

E agora, de novo, pede aos moradores e aos membros de conselhos gestores de saúde locais para que eles procurem outras casas que possam servir de sede à UBS. É de lascar, pra dizer o mínimo!

Por outro lado, também fica evidente a má vontade da burocracia estatal: a Prefeitura diz que a Rua dos Acordes não existe, mas lá chega luz, chega água, chega correspondência, e chega até um monte de politiqueiros pra pedir voto em todo ano eleitoral. Por que diaxo não se registra a rua, ou não se autoriza a construção da UBS?

Bastaria querer, mas quem se importa com a saúde da população pobre?

É por isso que mesmo com a nova promessa da Secretaria de Saúde a gente tinha decidido não ficar de braços cruzados, e continuar a luta por melhorias da saúde pública na região.

E se não vão alugar o lugar que foi prometido, vão alugar outro, porque a UBS do Cantinho vai sair. Ah, se vai!

Rede de Comunidades do Extremo Sul de São Paulo-SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here