No próximo sábado (9/3) a partir das 15 horas estão todas e todos convidados a participar do abraço à Ocupação Quilombo das Guerreiras (Av. Francisco Bicalho, 49 – Santo Cristo – Zona Portuária do Rio de Janeiro). Durante a tarde/noite do evento acontecerão apresentações musicais, fotográficas e de vídeos. Tudo será alimentado pelos deliciosos caldos preparados por moradores e moradoras e regado pelas bebidas a serem vendidas.

Dentre as atrações musicais do dia estão: DJ Castro (integrante do projeto “BNegão SoundSystem”), El Efecto, MC Fiel, PH Lima e Banda Corisco. Estará também em exposição a mostra de fotos “Tudo Isso É Nosso”, de Álvaro Riveros. No dia acontecerá também o lançamento do curta-metragem “Mulheres Guerreiras”, sobre a Ocupação Quilombo das Guerreiras sob o olhar de algumas de suas moradoras. Venha abraçar a Quilombo também!

Um pouco de história

A Ocupação Quilombo das Guerreiras é o lar de dezenas de famílias há quase 7 anos, quando ocuparam o prédio da Companhia Docas do Rio de Janeiro já abandonado há mais de 20 anos. Desde então têm realmente trazido nova vida ao imóvel e ao seu entorno, onde o aumento da circulação também aumentou a segurança. As famílias se organizam coletivamente em reuniões e comissões de trabalho, reformando partes do prédio e mantendo espaços coletivos como sua biblioteca e sua horta urbana agroecológica.

Saiba mais: > Restinga, Vila Autódromo, Metrô e Aldeia Maracanã: Ocupação Quilombo das Guerreiras será a próxima? (RJ) > (Fotos) Em tempo de carnaval, obras que ameaçam Unidos da Tijuca também assombram famílias da Ocupação Quilombo das Guerreiras (RJ) > Mais notícias sobre a Ocupação Quilombo das Guerreiras …

Mas suas conquistas têm sido ameaçadas pela “revitalização” que atinge a Zona Portuária, especialmente pelas 5 torres de até 50 andares que farão parte das “Trump Towers Rio de Janeiro”. Este megaempreendimento imobiliário – “o maior complexo empresarial do país” segundo o prefeito Eduardo Paes – será erguido no mesmo terreno onde estão as famílias da Ocupação Quilombo das Guerreiras. O início de sua construção está marcado para o início do próximo semestre, mas o entorno da ocupação já está um canteiro de obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here