<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
	
	>
<channel>
	<title>
	Comentários sobre: Sobre a classe trabalhadora. 4	</title>
	<atom:link href="https://passapalavra.info/2024/10/154658/feed/" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>https://passapalavra.info/2024/10/154658/</link>
	<description>Noticiar as lutas, apoiá-las, pensar sobre elas</description>
	<lastBuildDate>Thu, 02 Jan 2025 20:33:42 +0000</lastBuildDate>
	<sy:updatePeriod>
	hourly	</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>
	1	</sy:updateFrequency>
	<generator>https://wordpress.org/?v=6.9</generator>
	<item>
		<title>
		Por: Antonio de Odilon Brito		</title>
		<link>https://passapalavra.info/2024/10/154658/#comment-991875</link>

		<dc:creator><![CDATA[Antonio de Odilon Brito]]></dc:creator>
		<pubDate>Thu, 02 Jan 2025 20:33:42 +0000</pubDate>
		<guid isPermaLink="false">https://passapalavra.info/?p=154658#comment-991875</guid>

					<description><![CDATA[Caro João,

Como sempre, meus parabéns pelo excelente artigo! Enquanto trabalhador da área de Tecnologia da Informação (TI), tenho algumas considerações.

Diz você: &quot;A Inteligência Artificial veio piorar a situação não só por aumentar aquela distância, como porque ameaça desqualificar categorias profissionais que até agora estavam seguras de permanecer entre as qualificadas.&quot;, e isso tem diretamente a ver com os profissionais de TI, onde me incluo. Há poucos dias eu estava conversando com um conhecido, também da área, e eu defendi que a IA (Inteligência Artificial) não é necessariamente boa ou necessariamente ruim, pelo menos para nós profissionais de TI. A IA é uma tecnologia, e como toda tecnologia o problema é como ela é usada, e por quem ela é controlada. E se por um lado a IA está tornando obsoleto o trabalho milhares de profissionais de TI, por outro é certo que eu mesmo, no meu trabalho, consigo produzir muito mais e encontrar bugs muito mais facilmente. Note que eu estou falando da IA única e exclusivamente no contexto do meu trabalho de TI; acredito que a IA aplicada à arte, por exemplo, é algo completamente diferente, pois a natureza da arte e um programa de computador são coisas bem diferentes, muito embora haja uma zona cinza razoavelmente grande (há programas de computador que eu considero serem também obras de arte, mas isso é a minha opinião pessoal).

Ainda sobre a conversa que tive com o referido colega de TI, eu defendi alguma coisa do tipo (estou parafraseando a mim mesmo): se nós, trabalhadores de TI estivéssemos bem organizados enquanto categoria, quando a IA tivesse chegado nós poderíamos ter demandado que as diferentes IAs fossem incorporadas no nosso trabalho, contanto que nossos salários e nossos cargos tivessem sido mantidos, e contanto que as empresas nos dessem novas qualificações para que pudéssemos fazer essa migração. Pois da maneira como a coisa ocorreu, o que houve foi que quando as IAs chegaram, milhares de nós começaram a ser dispensados das empresas (especialmente os mais inexperientes), pois o que fazíamos antes ficou obsoleto. Além disso, em grande medida fecharam-se as portas para novas posições.

Portanto, defendo eu agora: é necessário que não apenas nós, trabalhadores de TI, mas todos os trabalhadores, nos organizemos com a seguinte mentalidade: de nada adianta lutar contra as inovações tecnológicas (essa luta é uma luta fadada ao fracasso), pois se queremos uma sociedade de abundância futura, é necessário que compreendamos que é em cima das novas tecnologias que essa sociedade de abundância deve se assentar. O que devemos fazer, penso eu, é lutar para que sejamos requalificados com essas novas tecnologias, e para que nossas posições e salários sejam mantidos. E, além disso, lutar para que as novas tecnologias sejam direcionadas em um determinado caminho, mais favorável a nós trabalhadores. Note que aqui eu ainda estou falando dentro do quadro do capitalismo, e de reivindicações que beneficiem os trabalhadores no capitalismo, mas ainda sem falar de uma ruptura para um novo modelo de sociedade (que eu tenho preferido chamar de autogestão, comunismo libertário etc, para ficar menos ambíguo); para haver uma ruptura são necessários outros passos.

Com muito já se falou nesse site, devemos lutar contra o capitalismo, mas sobre o capitalismo; essa segunda parte, que é fundamental, uma boa parte da esquerda esqueceu (ou ignora).

Um 2025 de muita luta a todos]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Caro João,</p>
<p>Como sempre, meus parabéns pelo excelente artigo! Enquanto trabalhador da área de Tecnologia da Informação (TI), tenho algumas considerações.</p>
<p>Diz você: &#8220;A Inteligência Artificial veio piorar a situação não só por aumentar aquela distância, como porque ameaça desqualificar categorias profissionais que até agora estavam seguras de permanecer entre as qualificadas.&#8221;, e isso tem diretamente a ver com os profissionais de TI, onde me incluo. Há poucos dias eu estava conversando com um conhecido, também da área, e eu defendi que a IA (Inteligência Artificial) não é necessariamente boa ou necessariamente ruim, pelo menos para nós profissionais de TI. A IA é uma tecnologia, e como toda tecnologia o problema é como ela é usada, e por quem ela é controlada. E se por um lado a IA está tornando obsoleto o trabalho milhares de profissionais de TI, por outro é certo que eu mesmo, no meu trabalho, consigo produzir muito mais e encontrar bugs muito mais facilmente. Note que eu estou falando da IA única e exclusivamente no contexto do meu trabalho de TI; acredito que a IA aplicada à arte, por exemplo, é algo completamente diferente, pois a natureza da arte e um programa de computador são coisas bem diferentes, muito embora haja uma zona cinza razoavelmente grande (há programas de computador que eu considero serem também obras de arte, mas isso é a minha opinião pessoal).</p>
<p>Ainda sobre a conversa que tive com o referido colega de TI, eu defendi alguma coisa do tipo (estou parafraseando a mim mesmo): se nós, trabalhadores de TI estivéssemos bem organizados enquanto categoria, quando a IA tivesse chegado nós poderíamos ter demandado que as diferentes IAs fossem incorporadas no nosso trabalho, contanto que nossos salários e nossos cargos tivessem sido mantidos, e contanto que as empresas nos dessem novas qualificações para que pudéssemos fazer essa migração. Pois da maneira como a coisa ocorreu, o que houve foi que quando as IAs chegaram, milhares de nós começaram a ser dispensados das empresas (especialmente os mais inexperientes), pois o que fazíamos antes ficou obsoleto. Além disso, em grande medida fecharam-se as portas para novas posições.</p>
<p>Portanto, defendo eu agora: é necessário que não apenas nós, trabalhadores de TI, mas todos os trabalhadores, nos organizemos com a seguinte mentalidade: de nada adianta lutar contra as inovações tecnológicas (essa luta é uma luta fadada ao fracasso), pois se queremos uma sociedade de abundância futura, é necessário que compreendamos que é em cima das novas tecnologias que essa sociedade de abundância deve se assentar. O que devemos fazer, penso eu, é lutar para que sejamos requalificados com essas novas tecnologias, e para que nossas posições e salários sejam mantidos. E, além disso, lutar para que as novas tecnologias sejam direcionadas em um determinado caminho, mais favorável a nós trabalhadores. Note que aqui eu ainda estou falando dentro do quadro do capitalismo, e de reivindicações que beneficiem os trabalhadores no capitalismo, mas ainda sem falar de uma ruptura para um novo modelo de sociedade (que eu tenho preferido chamar de autogestão, comunismo libertário etc, para ficar menos ambíguo); para haver uma ruptura são necessários outros passos.</p>
<p>Com muito já se falou nesse site, devemos lutar contra o capitalismo, mas sobre o capitalismo; essa segunda parte, que é fundamental, uma boa parte da esquerda esqueceu (ou ignora).</p>
<p>Um 2025 de muita luta a todos</p>
]]></content:encoded>
		
			</item>
	</channel>
</rss>
