Neste sábado, o MTST realizou uma nova ocupação na região metropolitana de São Paulo. Por Passa Palavra

santo_andre1Na madruguda deste sábado, 08 de maio, o MTST ocupou um terreno particular situado em Santo André-SP, perto da divisa com Mauá. As cerca de 150 famílias que estão acampadas chegaram ao local por volta das 02h e, apesar da escuridão completa, armaram suas barracas de bambus e lonas pretas rapidamente.

A área ocupada, situada no bairro Jd. Santo André e ao lado do Morro do Kibon, é uma propriedade ociosa pertencente à Construbig Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda, empresa que há algum tempo acumula dívidas com o poder público. A chegada dos 3 ônibus e dos carros de apoiadores durante a madrugada foi muito difícil, visto que a estrada de terra que conduz ao local se encontra em péssimas condições, repleta de buracos e entulhos.

Por volta das 09h da manhã a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana estiveram no local, mas, segundo uma das coordenadoras do movimento, a abordagem foi tranquila, pois as autoridades cumpriam apenas procedimentos de rotina.

santo_andreO próximo passo do MTST é reunir-se com representantes da prefeitura de Santo André e exigir, junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação da cidade, que estes apresentem algum projeto para resolver o enorme déficit habitacional que afeta o município.

No momento, apesar de consolidado, o novo acampamento do MTST não conta com pontos de fornecimento de água e luz. A situação tornou-se um pouco mais grave quando, hoje pela manhã, a chuva molhou parte dos colchões e outros pertences das famílias. Por isso, todo tipo de solidariedade é importante, principalmente a doação de colchonetes, cobertores, roupas e alimentos.

Quem puder ajudar, entre em contato com Dona Maria (coordenadora do MTST): (11) 7810-3197.

A primeira foto desta página e a de Destaques por Amanda Perobelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here