Primeira edição do diário de ocupação da Câmara Municipal de Salvador (CMS)

Ao início do terceiro dia de ocupação, visamos, através desta carta, relatar os recentes acontecimentos e transmitir as nossas impressões à população, sobretudo aos nossos companheiros de luta que nos apoiam se manifestando também do lado de fora da Câmara ocupada.

Há mais de um mês estamos nas ruas, integrando o Movimento Passe Livre (MPL), reivindicando a redução da tarifa de ônibus e melhorias para a cidade no que tange ao sistema de transportes. Até então ainda não recebemos respostas CONCRETAS aos nossos questionamentos, nem mesmo na audiência pública do dia 11/07. Muitos de nós estivemos presentes em todas as sessões da CMS que aconteceram após a audiência pública e nos indignamos profundamente com a falta de compromisso por parte da maioria dos Vereadores, que ESVAZIARAM O QUÓRUM INTENCIONALMENTE para derrubar as sessões e não votarem as pautas do movimento. Uma vez que o povo não tem sido bem quisto onde, supostamente, é a sua casa, e em face do grande desrespeito e demonstração de descaso com as pautas do movimento, optamos por ocupar a Câmara Municipal após a última manobra de derrubada do quórum nesta segunda-feira. Exigimos, dentre outras 6 pautas, a REDUÇÃO IMEDIATA da tarifa pra R$2,50, a qual é condição necessária para desocupação do espaço.

O processo de ocupação tem sido organizado visando unicamente pressionar os vereadores e a prefeitura de Salvador a atender as nossas reivindicações. Ressaltamos que a ocupação é PACÍFICA e o patrimônio público vem sendo cuidadosamente PRESERVADO, não sofrendo nenhum tipo de depredação. Em todos os momentos priorizamos o diálogo com os Vereadores, a mesa diretora da Câmara, a direção e a segurança da CMS.

Na segunda-feira o presidente Paulo Câmara nos havia garantido que as sessões aconteceriam e que a casa estaria aberta ao povo. No entanto, ontem, após a reunião do colegiado de líderes, nos foi apresentado que não se realizariam sessões até que desocupássemos o espaço. Também nos foi dito que o prefeito ACM Neto poderia nos receber apenas no dia 09/08/2013. A tarde da terça-feira teve um clima tensionado, por conta do não andamento das negociações e das ações arbitrárias por parte da presidência da casa, que não cumpriu com a sua palavra de que garantiria a sessão, além de não permitir o retorno de manifestantes que saíram para trazer alimentos à ocupação durante a tarde. Não aceitamos a proposta de desocupar a Câmara sem termos nossas reivindicações atendidas. Portanto, se é do interesse do prefeito ACM Neto negociar com o movimento, como já disse à imprensa algumas vezes, dê prioridade a isto e se faça presente na Câmara Municipal ainda esta semana para nos apresentar respostas concretas. Tal fato seria um grande avanço e demonstração de REAL disposição do prefeito, para além da retórica, em se estabelecer o diálogo.

A cada dia que passa fica mais nítido que apenas através da PRESSÃO SOCIAL teremos conquistas reais. Nesse sentido, CONVOCAMOS todos e todas que se solidarizam com a luta a virem se somar aos protestos na CMS e a ajudarem a manter a ocupação até a redução da tarifa. Lembramos que a presidência da Câmara tem um “poder imperial” e pode, por si só, solicitar a reintegração de posse do espaço. Apenas com a UNIÃO DE FORÇAS teremos condições de manter a ocupação e termos CONQUISTAS.

Ocupar, produzir, resistir e VENCER!

Salvador, 24 de Julho de 2013. Da Câmara Municipal OCUPADA.

1 COMENTÁRIO

  1. Importante esta postura de priorizar o diálogo em detrimento à depredação. É preciso ressaltar também que o ato da ocupação é fruto majoritariamente das ações políticas que de fato não se preocuparam com ações para a qual foram “eleitos” e no fundo terminam legislando em causa própria ou no máximo cedendo as migalhas de sua usura à população. Reparem que no texto esta bem colocado a expressão “poder imperial”, pois os fatos o dizem por si mesmo. Força e apoio à redução da tarifa e as políticas verdadeiramente públicas.
    um abraço!

    Marcelo Saback
    músico, videomaker
    cursando pedagogia uneb

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here