Agora pela manhã estão sendo executados no Rio de Janeiro um número indeterminado de mandados de prisão temporária. Segundo informações que temos até agora, são ao menos 60 mandados. Já estão presos midiativistas e professores. Na verdade, qualquer ativista ou militante que já tenha sido detido e seja objeto de algum inquérito da Polícia Civil (e talvez da Federal) é um possível alvo dessa onda repressiva. Os mandados são para prisão temporária por cinco dias.

O objetivo imediato dessa ação, tão ilegal e arbitrária como várias outras que acontecem no país desde os protestos que começaram em junho do ano passado, parece ser intimidar e amedrontar as pessoas dispostas a participar dos protestos que estão sendo convocados para amanhã, durante a partida final da Copa do Mundo, no Maracanã. Para isso, está sendo utilizada a legislação de exceção aprovada aos níveis federal e estadual desde o ano passado. Legislação condenada como atentado ao Estado de Direito por entidades e organizações defensoras dos Direitos Humanos de todo o mundo, incluindo a OAB e a Anistia Internacional.

Vamos denunciar a toda imprensa internacional que está presente no país mais esse atentado à liberdade no Brasil! Lutar e protestar não é crime! E razões para protestar não faltam no Brasil, esse país tão belo mas tão injusto, perverso e violento, graças às sua pequena elite racista, exploradora e arrogante.

Mas acima de tudo, vamos responder a essa nova onda de arbitrariedades não nos intimidando e enchendo as ruas amanhã! A história de todos os povos, inclusive o brasileiro, demonstram que o arbítrio só pode ser derrotado com luta e coragem!

Libertem nossos lutadores!

Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência

Atualização

Na manhã de hoje, 12 de julho de 2014, em torno de 60 sessenta mandados de prisão temporária, impondo cinco dias de detenção, estão sendo cumpridos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro contra manifestantes e participantes dos protestos do último ano. Até o momento, já foram efetuadas aproximadamente 20 prisões. Os mandados foram expedidos desde quinta-feira e cumpridos neste sábado, dia anterior a final da Copa do Mundo, para quando há um grande ato de rua marcado. Detidos e detidas, incluindo duas mães, estão sendo encaminhados para a “Cidade da Polícia”. Chegando na caçamba de camburões e sendo retirados sob a mira de fuzis.

Sua transferência para o Complexo Penitenciário de Bangu pode se dar ainda hoje. Dia no qual Defensoria Pública, Legislativo e outros órgãos do Estado que poderiam atuar contra esta arbitrariedade estão em regime de plantão, dificultando sua atuação. Fatos que, somados ao curto prazo de prisão, evidenciam o propósito único de neutralizar, reprimir e amedrontar aqueles e aquelas que tem feito da presença na rua uma das suas formas de expressão e luta por justiça social.

DIVULGUEM A SITUAÇÃO, MAS SOLICITAMOS QUE NÃO DIVULGUEM OS NOMES DOS MILITANTES E ATIVISTAS DETIDOS! ELES JÁ ESTÃO SENDO ACOMPANHADOS POR ADVOGADOS POPULARES E NÃO PRECISAM DE MAIS EXPOSIÇÃO!

1 COMENTÁRIO

  1. CHAMEM OS PLANTONISTAS DOA ADVOGADOS ATIVISTAS E DENUNCIEM NA OAB- RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here