Casa da Achada: Mário Dionísio e a literatura brasileira, com João Marques Lopes

Achada 1

MÁRIO DIONÍSIO E A LITERATURA BRASILEIRA
com João Marques Lopes

Quinta-feira, 28 de Agosto, 18h

Nesta sessão do ciclo «Mário Dionísio, escritor e outras coisas mais» vamos com conversar com João Marques Lopes sobre a relação de Mário Dionísio com a literatura brasileira.

Mário Dionísio apresentou a sua dissertação de licenciatura em Filologia Românica, em 1939, sobre o escritor Érico Veríssimo. Posteriormente escreveu em várias publicações sobre a literatura brasileira e os seus autores.

«Se tomarmos Jorge Amado, Lins do Rego, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos para exemplo, veremos como em todos eles há um fulcro comum. Em todos eles a luta pela dignidade do Homem. Em todos eles a revelação dum país através das suas realidades nacionais. Em todos eles a luta pela satisfação das necessidades universais do Homem que virá resolver, justamente, o problema das suas realidades nacionais.»
Mário Dionísio, [Érico Veríssimo] Um romancista brasileiro (dissertação de licenciatura, 1939)

«(…) Mário Dionísio vislumbrava não só a hipótese de os caminhos mais inovadores da ficção do momento passarem por uma periferia tropical emancipada do centro europeu (sobretudo francês e inglês), em que tradicionalmente assentava a nossa renovação das letras e das artes, mas também o reconhecimento descomplexificado de que a literatura brasileira de 30 devia retroagir sobre a portuguesa para a revigorar e fazer encontrar a vida na sua complexidade e movimento dialéticos.»
João Marques Lopes, Introdução à reedição de [Érico Veríssimo] Um romancista brasileiro (CLEPUL, 2011)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here