A utilização de policiais armados à paisana para a repressão ao movimento demonstra o autoritarismo do governo Marconi Perillo, que não mede esforços para ameaçar os estudantes e apoiadores, e sequer tem seguido as instruções judiciais de reintegração de posse já decididas. Por Passa Palavra

Alunos do Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus, na região noroeste de Goiânia, denunciam que foram expulsos da escola nesta segunda, 25 de janeiro, por policiais militares que pularam o muro e invadiram o colégio sem qualquer ordem judicial. Eles resistiram na entrada do colégio e tentaram manter a ocupação. Um aluno teve uma fratura exposta e foi para o hospital, outro ficou bastante machucado. A maior parte dos alunos ocupantes é do Ensino Fundamental II, sendo menores de idade.

Além da ação policial, houve pressão por parte de membros da comunidade, Conselho Tutelar e militantes do PSDB pela desocupação. Os estudantes decidiram por saírem do prédio após a ação policial.

Um grupo de apoiadores auxiliou levando em seus carros colchões e equipamento de jardinagem. Quando se dirigiriam ao Ministério Público para realizar as denúncias da violência policial foram abordados em uma rua próxima ao colégio. Um carro descaracterizado fechou a frente dos carros dos apoiadores e homens armados, sem fardas ou identificação, revistaram os carros e manifestantes e apoiadores do sexo masculino.

Após a revista, quatro apoiadores (em sua maioria professores) foram levados ao 22º DP/CIOPS e lá foram indiciados por roubo, dano ao patrimônio público e, o mais grave, aliciamento de menores. Serão obrigados a comparecer na 22º DP entre os dias 2 e 3 de fevereiro para dar andamento às acusações. E no momento estão liberados.

Desde dezembro, o movimento secundarista em Goiás ocupou 27 escolas contra a implantação das Organizações Sociais e a gestão pela polícia militar das escolas públicas estaduais. Com o início das aulas, porém, o governo vem tentando desocupar algumas escolas mesmo sem ordem de reintegração de posse. A utilização de policiais armados à paisana para a repressão ao movimento de ocupação ocorreu no Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus, como havia ocorrido em manifestação realizada em Goiânia no dia 4 de janeiro de 2015. As ações evidenciam o autoritarismo do governo de Marconi Perillo, que não mede esforços para ameaçar os estudantes e apoiadores, e sequer tem seguido as instruções judiciais de reintegração de posse já decididas.

com-arma-na-mao-pm-ameca-alunos-que-protestavam-em-go-

Já no Colégio Estadual Rui Barbosa, ocupado nesse sábado, 23 de janeiro, foi invadido por policiais militares e pela diretora do colégio, que estão tentando pressioná-los a sair da ocupação por ameaça de advertência, suspensão e também pela intimidação dos militares. Os secundaristas do estado temem que esse tipo de ação ilegal se expanda para outros colégios ocupados, infringindo o seu direito de manifestação.

Todo o apoio à luta dos estudantes goianos é necessário nesse momento.

Com informações da página Secundaristas em Luta: Goiás

aluno_machucado

1 COMENTÁRIO

  1. Um absurdo o que está acontecendo em Goiânia !!! Todos nós pessoas consciente devemos nos posicionar contra essa arbitrariedade e truculência que já é uma regra em Goiás. Até quando nosso estado de direito será aviltado e denegrido. Sindicatos, Associações e sociedade em geral devem se posicionar contra esse tipo de ação para que possamos garantir que atitudes de resistência e oposição sejam direito e não exceção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here