Na quinta-feira (13/05), milhares de pessoas foram às ruas, para lutar contra o aumento das tarifas do transporte público e mostrar mais uma vez que a população vai lutar até que a prefeitura e os empresários reconheçam sua derrota e recuem. Por Passa Palavra

Acompanhe a cobertura completa da luta clicando aqui.

floripa_13-05_pm-no-ticenApós o acorrentamento na sede do Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis), um ato reunindo milhares de pessoas (as estimativas variam de 4 a 7 mil manifestantes) encerrou o dia e a semana de mobilizações construída pela Frente de Luta pelo Transporte Público. Além de o acorrentamento ter conseguido uma repercussão maior do que o esperado, tivemos uma vitória concreta antes do ato: a entrega das planilhas de custo das empresas. Mas o mais importante foi que mesmo muito otimistas o ato superou nossas expectativas em número de pessoas e em termos de organização.

floripa_13-05_andandoPara se ter uma idéia do tamanho da manifestação, na ausência de um som mais potente, realizamos assembléias com o uso de jograis nas paradas da manifestação. No começo tentamos fazer uma única assembléia, mas o ato era tão grande que era impossível, e aí tivemos que fazer duas assembléias simultâneas. O pessoal da comissão de segurança que circulava pela manifestação chegou a demorar 30 minutos para atravessar o ato de uma ponta à outra. Era impressionante!

Apesar da evidente maioria estudantil, vimos o pessoal dos morros e de associações comunitárias, além de trabalhadores comuns, que atenderam ao chamado. Durante a semana começamos os contatos com as associações comunitárias e a maioria delas se mostrou disposta e já começou a fazer o trabalho de mobilização nos bairros, o que traz a expectativa de que na semana que vem esse pessoal esteja ainda mais presente nos atos.

floripa_13-05_ato-na-camara-do-vereadoresNa próxima quinta-feira (20/05) teremos também a paralisação dos servidores municipais, que fazem um ato pelo centro durante a tarde e devem engrossar nossa manifestação em seguida.

O ato foi bastante descontraído, apesar da tensão em alguns momentos e da presença massiva de P2 (policiais à paisana). Fizemos diversas intervenções durante a manifestação e o clima era muito bom.

Foi incrível o grau de coesão da manifestação. Todos se sentiam responsáveis pelo ato, ajudando na segurança e colaborando com o pessoal da organização. Era muita gente, muita coisa pra ser definida, enfim, foi uma experiência incrível!

floripa_13-05_em-frente-a-prefeituraNo final, após retornarmos ao Terminal do Centro (Ticen) fizemos uma assembléia para definir se o ato se encerraria ali ou se prosseguíamos com ele. Após votação, a proposta de dispersar o ato e engrossar as manifestações da semana seguinte venceu, mas o pessoal que saiu derrotado na votação passou por cima da deliberação e ocupou o terminal. Um manifestante acabou preso, sendo liberado algumas horas depois.

Esta foi uma manifestação vitoriosa em todos os sentidos. Agora nos resta trabalhar para manter as mobilizações! As manifestações devem crescer e o objetivo é dobrar o número de manifestantes durante esta semana. (Acompanhe aqui o calendário de mobilização da semana).

A seguir, assista dois vídeos do ato:

Somente quando a manifestação chega à Câmara de Vereadores, os manifestantes conseguem perceber o tamanho do ato em que estão inseridos. Vídeo por Leo Silva Lima

«Quem não pula quer tarifa» é um vídeo sobre os protestos contra o aumento de 7,3% no valor da passagem de ônibus em Florianópolis. No dia 13 de maio de 2010, quatro mil pessoas, principalmente estudantes, ocuparam as ruas do centro da Capital. O vídeo, de cinco minutos, gravado com uma câmera fotográfica, foi produzido pelos jornalistas Fernando Evangelista e Juliana Kroeger.

Fotos: Sarcastico.com.br

floripa_13-05_helicoptero-voando

floripa_13-05cavalaria

5 COMENTÁRIOS

  1. Isso dá um ânimo,pois independente de derrubar a tarifa é um avanço no processo de consciência

  2. QUANDO VI TV DE LCD INSTALADA EM ONIBUS SUCATEADO, TODO QUEBRADO E VELHO, TENDO QUE PEGAR TRILHOES DE ONIBUS PRA IR DE UM BAIRRO A OUTRO (DISTÂNCIA 7 KM), JÁ TAVA NA CARA QUE IRIAM METER A MÃO NO BOLSO NA MAIOR CARA DURA PRA PAGAR TV QUE NEM EU TENHO! É MOLE, OU QUER MAIS?
    CHEGA DE SER EXPLORADO E SER FEITO DE PALHAÇO!

  3. Sera que os livros de Gilberto Cotrim relatarão a “revolta da catrata”?!

  4. dá orgulho dos estudantes de florianópolis fazer o que os trabalhadores não conseguem, é uma pena não ter a classe operária nas manifestações pois a cidade pararia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here