A par da luta contra a criminalização do movimento indígena no nordeste, pelo estado e pela mídia da classe dominante, a IX Assembléia do Povo Xukuru do Ororubá de Pernambuco discutiu o lugar do pensamento e da pratica anticapitalista nesse movimento. A simples defesa do usufruto coletivo da terra vai na contramão da organização dos territórios em uma sociedade capitalista, baseada na propriedade privada. A reforma agrária de inspiração capitalista promove a divisão das terras em pequenas propriedades que entrem no circuito de produção, de concorrência e de posterior reconcentração por via do jogo natural da concorrência entre capitais. Nesta entrevista, o cacique Marquinhos, do povo Xukuru, desenvolve os temas da Assembléia, na linguagem e nos termos práticos em que ali foram discutidos. Passa Palavra, na base do texto referenciado aqui em baixo.

Por Cassio Brancaleone e Eliana Monteiro.

Veja também o artigo que publicamos acerca desta Assembléia, aqui.

4 COMENTÁRIOS

  1. Caros,

    O “Cacique Marquinhos” é um dos mais respeitáveis líderes indígenas contemporâneo. É um guerreiro incansável, que dá continuidade à luta do eterno XICÃO, se destacando como articulador das conquistas e preservação da cultura xukuru.
    No momento, o nobre cacique e demais lideranças xukuru estão precisando do apoio de todos nós, que acreditamos em uma proposta de vida coletiva digna e sobretudo justa.
    Pesa sobre eles uma equivocada decisão judicial no processo de criminalização. Não podemos deixar que de vítimas passem a culpados. Esta estratégia tem que ser dizimada.
    Esta luta é de todos nós… Manifeste a sua indignação!

    ALEIDA ARAÚJO

  2. A Luta dos Xucurus tem todo nosso apoio. É uma luta legitimada pela vida. A existencia dasetnias e suas culturas dependem, entre outras coisas da terra.

    TODO APOIO A LUTA DOS XUCURUS!
    Força Parentes!
    Estamos juntos!

  3. A Luta dos Xukuru do Ororubá é a continuação da Bandeira de luta levantada pelo CACIQUE CHICÃO,com Liderança Organizada e Mobilização nas Aldeias na Serra do Ororubá,reivindicam os seus direitos históricos. O atual CACIQUE MARQUINHOS; nada mais é do que Incarnação do CHICÂO, seu pai; com muita luta e organização obteve a conquista da homologação do território dos Xukuru; quase em sua totalidade. Os fazendeiros e posseiros foram retirados pela FUNAI e indenizados pela União. Ainda assim, a NAÇÃO XUKURU continua sendo discriminada e precionada pelas elites e pelo capitalismo selvágem, e também pela polícia e pela justiça que estão acuzando as Lideranças do Povo XUKURU de criminalização. Mesmo diante de todos esses acontecimentos os XUKURU não abdicam dos seus direitos de Crescer com Liberdade

    Pra Frente Nação XUKURU, do Parente Osvaldo Laborda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here