Grupo de estudos ‘Anarquismo e Educação’


Primeiro Encontro de 2013: TERÇA, 19 de fevereiro, às 19h

LEITURA: Apresentação e Introdução do livro “Educação Libertária”, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

Para baixar o texto:

http://www.4shared.com/office/GGP2cYEV/Educacao_Libertaria_-_FG_Moryi.html

A partir dessa data o grupo se reunirá sempre às terças-feiras de 15 em 15 dias das 19h às 22h.

ATENÇÃO! Limite de vagas: 10 participantes.
Inscrições prévias (por ordem de chegada) através do e-mail:
[email protected]

LOCAL: Sede da Biblioteca Terra Livre
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 841 – sala 07
São Paulo – 05030-010
Travessa entre a Rua Heitor Penteado e Av. Pompéia.
A duas quadras do metrô Vila Madalena.

Após a realização do Colóquio Internacional Educação libertária em novembro de 2012, evento em comemoração aos 100 anos de fundação da Escola Moderna de São Paulo (http://coloquioeducacaolibertaria.wordpress.com/), retomaremos em 2013 os encontros do Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação”. O primeiro encontro será dia 19 de fevereiro, terça, às 19 horas.

O Grupo de Estudos trata-se de um espaço para reflexão e produção de conhecimento sobre pedagogia e práticas educativas numa perspectiva anarquista. Utilizamos para isso a leitura de textos teóricos (clássicos e contemporâneos), históricos e documentos. Filmes e documentários também são bons materiais de apoio utilizados para as discussões.

O Grupo existe desde de 2010, mas é aberto à novas participações devido à sua dinâmica baseada na auto-formação e apoio mútuo entre os membros. E ainda mais agora que inicia-se um novo ciclo de leituras, todos interessados são bem- vindos.

No site
http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/grupos-de-estudos/anarquismo-e-educacao/
encontra-se registrado o histórico do grupo e seu trajeto de leituras e atividades até aqui.

Dando continuidade a esse importante trabalho, chamamos uma primeira reunião com os participantes habituais, mas aberta à novos interessados, para que possamos conversar sobre os temas possíveis de estudo para 2013.

Propomos como leitura para esquentar os debates o artigo de Félix García Moriyón que abre o livro organizado por ele lançado no Brasil, pois nele há interessantes reflexões gerais sobre a educação libertária:
http://www.4shared.com/office/GGP2cYEV/Educacao_Libertaria_-_FG_Moryi.html

Moriyón é professor de filosofia no ensino médio em Madrid e militante da CGT.
Nesse vídeo pode-se ouvi-lo falar um pouco sobre o tema da educação libertária (em espanhol, sem legenda): http://www.youtube.com/watch?v=CP3UXMNeCvs

Nos vemos dia 19!

Saudações libertárias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here