A Leitura Furiosa de novo em Lisboa, na Casa da Achada.

Local: Casa da Achada, Rua da Achada, 11, em Lisboa (à Rua da Madalena).

A LEITURA FURIOSA de novo em Lisboa

ESCRITORES ESCREVEM COM E PARA GENTE ZANGADA COM A LEITURA

Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires e Miguel Castro Caldas vão escrever três pequenos textos a partir de um dia de convívio com três grupos de pessoas “zangadas” com a leitura: uns são frequentadores do Centro de Dia do Socorro, outros do Conselho Português para os Refugiados e outros alunos da escola do 1º ciclo do Castelo.

f090514_leiturafuriosaTrata-se de uma iniciativa intitulada Leitura Furiosa, que decorre nos dias 14, 15, 16 e 17 de Maio próximos. É a sexta vez que acontece em Lisboa, este ano organizada pela Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio. Decorrerá simultaneamente no Porto (Serralves), em Kinshasa e em Amiens, cidade francesa ao norte de Paris, organizada pela associação Cardan.

A Leitura Furiosa é uma realização imaginada por esta associação francesa, que há largos anos trabalha no combate à iliteracia, e tem lugar anualmente há quinze anos em Amiens, destinando-se àqueles que estão “zangados” com a leitura. Nasceu como alternativa ao «Furor de Ler» de Jack Lang que, segundo o Cardan, não tinha em conta os que não liam, não por não quererem, mas por não saberem ou não poderem.

f090514_casaachadalogoNo dia 17 de Maio, domingo, pelas 15 horas, os textos escritos por Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires e Miguel Castro Caldas e ilustrados por Bárbara Assis Pacheco, José Smith Vargas e Nadine Jacinto Rodrigues, assim como os textos que serão escritos no Porto por Regina Guimarães, Valter Hugo Mãe e Pedro Eiras, e os textos franceses, escritos em Amiens e em Kinshasa e traduzidos para português, serão distribuídos aos participantes e ao público, e lidos por um conjunto de actores, na presença dos escritores, dos grupos que contribuíram para a elaboração dos textos e de quem quiser aparecer na sede da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio (Rua da Achada, 11).

Pedro e Diana musicarão alguns dos textos que serão, além de lidos, cantados nesta sessão de entrada livre.

1 COMENTÁRIO

  1. E agora que já passou, só posso dizer-vos que o resultado foi extraordinário. Os textos estão impressos para quem os quiser ler. O espectáculo com actores e músicos foi bué da fixe como diriam os miúdos que participaram e lá estavam muito interessados a ouvir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here