Emergência para o Centro de Mídia Independente de Atenas e Patras
Um período de repressão generalizada e brutalidade estatal se seguiu após a Rebelião de Dezembro de 2008. Durante e após a rebelião, o partido político de extrema-direita LAOS (Partido Alerta Ortodoxa Popular) e o Estado Grego decidiram pressionar os CMI de Atenas e de Patras, sob o fundamento de que estes foram usados como centros de coordenação da Rebelião (rebeliões não podem, é claro, ser realizadas através da internet), deliberadamente ignorando a contribuição do CMI à contra-informação.
Fascistas e membros de partidos da direita e da extrema-direita do parlamento têm lançado ataques contra o CMI de Atenas. Os fascistas tentaram impingir sua propaganda sobre o governo direitista através de seus blogs, assim como estão tentando obstruir o acesso ao sítio através de ataques feitos por hackers. As declarações dos políticos nos parlamentos e na televisão tarjaram o CMI como um dos principais inimigos do Estado.
Seu movimento mais perigoso foi a apelação enviada ao Ministro da Educação por K. Velopoulos, membro do LAOS. Ele perguntou ao ministro da Educação se os CMIs de Atenas e de Patras estavam abrigados na Universidade Politécnica de Atenas (UPA) e exigiram ações imediatas para deter estes sites “perigosos”, “que apóiam o terrorismo” etc.
O subsecretário de Educação, S. Taliadouros, prontamente concordou com Velopoulos que “estes sites afirmam ser uma ameaça à democracia” e pediu ao diretor da UPA para fechá-lo. Ignorando o status autônomo das universidades gregas, todos os tipos de pressões políticas e judiciais foram colocados em prática sobre as autoridades universitárias para remover nosso endereço de IP. Já estamos cientes de que mesmo se a universidade se levantar contra as decisões do ministério existem outras formas nas quais eles podem nos fechar.
Um membro do partido de extrema-direita, LAOS, lançou um novo ataque contra o CMI de Atenas. Ele fez uma pergunta no parlamento que dizia que a Universidade Politécnica de Atenas dá acesso ao Mídia Independente de Atenas para fins que não têm nada a ver com a pesquisa e a educação.
A Organização Nacional de Telecomunicações Helênica despachou um documento judicial para a Rede Nacional de Pesquisa e Tecnologia, pedindo a interrupção do acesso ao CMI de Atenas à rede de fibra ótica do organismo em cinco dias. A ONTH declarou que irá usar de todos os meios legais contra a Rede Nacional de Pesquisa e Tecnologia se ela não parar de dar acesso ao CMI de Atenas.
O status de liberdades sociais de todas as universidades gregas proíbe a entrada e a intervenção da polícia na área universitária para prevenir a aplicação da autoridade do Estado e da censura nas atividades acadêmicas e políticas, assim como nas idéias que florescem nas universidades. Este status foi reivindicado e defendido por anos pela vasta maioria das pessoas e pelo sangue de muito/as de nosso/as companheiro/as.
A única lei que pode ser utilizada pelo Estado para romper as liberdades civis da universidade e fechar o CMI de Atenas é a lei antiterrorista (votada em 2001). Dado o fato de que jovens companheiro/as (alguns deles menores de idade) foram acusados por esta lei durante a Rebelião de Dezembro de 2008 em Larissa (a primeira vez que foi aplicada aos manifestantes), encaramos isso como um cenário provável.
Por todas essas razões pedimos a você se é possível hospedar os sítios de internet do CMI de Atenas e de Patras em seu servidor. Precisamos preservá-los, especialmente quando forem fechados ou estiverem próximos a ser fechados, e para reagir contra a censura e promover a liberdade de informação.
Os CMI de Atenas e Patras (juntamente com outros CMI europeus e sítios de internet revolucionários que estão alojados no mesmo servidor) encaram uma séria ameaça de repressão. É responsabilidade de todo o Movimento e de nosso/as companheiro/as de todo o mundo apoiar e proteger nossa voz. Chamamos a todo/as o/as companheiro/as para que fiquem preparados, já que o próximo período é crítico para a existência do CMI na Grécia.
Com as nossas mais calorosas saudações de companheirismo!
CMI s de Atenas e Patras
Tradução > Marcelo Yokoi
*agência de notícias anarquistas – ana*