Capitão da Chacina do Via Show será julgado no dia 20 de Agosto

O capitão PM Ronald Alves, único oficial denunciado por homicídio no caso  da Chacina do Via Show (veja aqui), será julgado no próximo dia 20/08, às 13h, no Fórum de Caxias (4ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Rua General Dionísio, 764 – Bairro 25 de Agosto).

A ida de oficiais da polícia militar ou altas autoridades da polícia civil, a julgamento por violações de direitos, é algo muito raro. Embora a participação de oficiais seja direta e comprovada em muitos casos, e indireta e óbvia em todos os casos, já que, principalmente na PM, teoricamente vigora hierarquia e disciplina militar, onde os comandantes são responsáveis pelos atos dos comandados, raramente isso leva ao indiciamento judicial, e quando leva, muitas vezes acontece a absolvição. Este foi o caso, por exemplo, do tenente Lavandeira, no caso do Borel (veja aqui).

Os familiares do caso Via Show encontram-se apreensivos, por tratar-se de um oficial, bem como pelas decisões judiciais anteriores, que colocaram em liberdade os policiais militares Paulo César Manoel da Conceição e Eduardo Neves dos Santos, que haviam sido condenados a 68 anos de prisão em julgamento no dia 19/08/2008, conforme consta do relatório divulgado pela Rede eGTNM/RJ no início desse ano.

Por todas essas razões, é muito importante a presença dos movimentos e organizações em defesa dos direitos humanos no julgamento do dia 20. Familiares de vítimas no Rio de Janeiro já criaram uma rede informal de solidariedade, e vítimas de um caso sempre comparecem a julgamentos de outros casos. Infelizmente, essa prática elementar de solidariedade e apoio ainda não foi incorporada pelo movimento social em geral.

A Rede contra a Violência, que sempre está presente e busca mobilizar para todos os julgamentos, convoca a tod@s a estarem presentes no Fórum de Caxias no dia 20/08.

Mais informações com Bete (tel. 8779-7764), uma das mães dos jovens assassinados na chacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here