Acção no jogo UEFA do Paços de Ferreira contra a equipa israelita Bnei Yehuda, iniciativa do Comité de Solidariedade com a Palestina
O Comité de Solidariedade com a Palestina,
juntamente com outros activistas dos direitos humanos e simpatizantes da causa palestiniana
vão juntar-se frente ao estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães,
onde o Paços de Ferreira jogará contra a equipa israelita Bnei Yehuda.
Esta acção está integrada em duas campanhas internacionais contra a ocupação da Palestina e contra o apartheid israelita:
• a campanha de “Boicote, desinvestimento e sanções” (BDS), que surgiu em 2005, após o apelo feito por uma parte significativa da sociedade civil palestiniana. Ao todo 170 organizações palestinianas, entre as quais partidos, sindicatos e movimentos, apelam a que organizações da sociedade civil internacional e indivíduos de consciência imponham boicotes e implementem iniciativas de desinvestimento contra Israel, à semelhança do que foi feito contra a África do Sul na era do apartheid.
• a campanha “Kick Apartheid out of Football” [Chutem o apartheid para fora do futebol], também lançada por activistas palestinianos e iniciada em 2006 na Inglaterra, num jogo entre as selecções deste país e de Israel. Esta campanha visa pressionar a FIFA a aplicar sanções às equipas israelitas, mais uma vez à imagem das que foram aplicadas à África do Sul.
Com estas campanhas queremos que a solidariedade internacional passe das palavras aos actos, condenando activamente a política israelita de ocupação, colonização, discriminação racial e limpeza étnica contra o povo palestiniano.
Porto, 4 de Agosto de 2009
COMITÉ DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA
Contacto: Rui Machado
Telemóvel: 91 952 29 71