SOLIDARIEDADE COM A FAG! POLÍCIA CIVIL DO RS COM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO INVADE NOSSA SEDE EM PORTO ALEGRE!
1ª Nota
Neste exato momento – 5a, 29 de outubro de 2009, a partir das 16 horas – a Polícia Civil do RS sob o comando da governadora Yeda Crusius promove diligência na sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG). O mandado de segurança do governo busca apreender material de propaganda política contra o governo acusado de corrupção. Os cartazes abordam o empréstimo junto ao Banco Mundial e o assassinato do sem-terra Eltom Brum. Este ato é pura provocação do Executivo gaúcho, atravessado por atos de corrupção e situações até hoje sem explicação, como a morte de Marcelo Cavalcante em fevereiro desse ano. Conclamamos as forças vivas da esquerda gaúcha para reagirmos de forma unificada contra mais esse desmando.
Solidariamente, Federação Anarquista Gaúcha
2ª nota
Material de propaganda e CPU da FAG apreendidos.
Nesse momento, 29 de outubro, 2009, 17h31, temos compas respondendo na 17ª DP, localizada na rua Voluntários da Pátria, 1500, perto da Rodoviária de Porto Alegre. A Polícia Civil apreendeu material impresso, chapas de cartazes e inclusive a CPU do computador da sede. Isso se trata de uma conspiração oficial para atacar uma das forças da esquerda não parlamentar e com base social real no RS!
Era de se esperar uma reação como essa, em função da FAG sempre haver atuado com modéstia mas tenacidade, sendo das mais aguerridas em todas as circunstâncias na defesa dos interesses e objetivos estratégicos do povo gaúcho. Vamos fazer uma denúncia pública e provar para as classes oprimidas do RS a natureza desse ataque vil sob ordem de um governo acusado dos mais graves crimes.
Não tá morto quem peleia!
Federação Anarquista Gaúcha
3ª nota
Toda a solidariedade para com a FAG! Antes a repressão foi contra o sem terra Eltom, hoje é na sede da FAG, amanhã quem será???
A repressão do governo Yeda foi além do esperado. Dois compas foram processados e responderão a um processo de parte de um governo acusado de dezenas de crimes, e alvo de investigações federais em seqüência. Até a repressão do Estado liberal-burguês vê a esta gestão como suspeitíssima. Yeda alega investigar uma propaganda contra a sua honra pessoal, mas na verdade, quer é defender a sua gestão entreguista, lacaia, repressora, anti-povo e corrupta!
A Polícia Civil do RS lembrou seus tempos de DOPS (dos quais nunca esqueceu!) e apreendeu documentos internos da Federação Anarquista Gaúcha, incluindo objetos de uso pessoal. Intimou também aqueles que mesmo oferecendo apenas sua solidariedade – ou prestando serviço como trabalhador autônomo – constavam em registros da página de internet da organização. Não bastasse a apreensão da CPU e do backup do computador, levaram documentos internos (como atas de reuniões e documentos de debates), material de propaganda pública e até os resíduos que estavam na lixeira da sede. Como era de se esperar, os anarquistas se portaram à altura de seu desafio e encararam com sobriedade e firmeza toda a intimidação policial.
Imediatamente a solidariedade de classe se fez notar, repercutindo no Rio Grande do Sul, por todo o Brasil, na América Latina e, a partir da Espanha, por organizações anarquistas e movimentos populares de todo o mundo. Em breve vamos agradecer a todas e todos que se moveram para defender esta aguerrida organização política nascida em 18 de novembro de 1995 e que vem cumprindo com seu dever perante nossa classe e povo nos 365 dias do ano!
Para logo também estaremos soltando uma larga crônica, detalhando o ocorrido e contextualizando o governo neoliberal de Yeda e Carlos Crusius, Lair Ferst, Rubens Bordini, do finado Marcelo Cavalcante (afinal, quem o matou?), do Coronel Mendes, de Chico Fraga, Marcos Ronchetti, Walna Villarins Menezes, Aod Cunha, Ariosto Culau, Fernando Lemos, Fernando Schiller e outras tantas e tantos personagens sinistros da recente história política do RS. Esta é a “nova geração” de arenistas do pago, agora remodelados como neoliberais e sob a sigla do PSDB de Fernando Henrique e cia. É óbvio que não são apenas os operadores da política os responsáveis pela dominação estrutural e pela opressão na sociedade. Mas, neste momento, no Rio Grande, essa laia é representante direta de interesses do governo central (comandado por Lula e Henrique Meirelles), fazendo coro com o latifúndio (sob o nome de agronegócio), com o deserto verde (apelidado de reflorestamento), das privatizações (chamadas de PPPs), e do pior de tudo: a soma explosiva de repressão política, corrupção de governo e entreguismo.
É preciso derrubar essa corja e romper o contrato de empréstimo com o Banco Mundial! A FAG vem denunciando o crime de vende-pátria dessa camarilha desde que começaram as negociações desse absurdo. Poucas vozes se levantaram no Rio Grande e a Assembléia Legislativa, incluindo a oposição petista, votou por unanimidade a assinatura desse absurdo. Votaram sem ver o contrato e poucos gritaram. É por isso que Yeda Crusius atacou a FAG! Porque ela ataca a verdade escondida sob o manto da mentira do segredo entre amigos. É por isso que a chamamos de responsável pelo acordo entreguista junto ao Banco Mundial e também é responsável, junto com o Comando da Brigada, do assassinato do colono sem-terra Eltom Brum da Silva. Esta foi a razão de Yeda mandar a Civil, atuando como polícia política, atacar a nossa sede e levar o que o mandado permitia e também o que não permitia. Basta!
Para logo estaremos mais uma vez dialogando com as forças da esquerda sincera e militante do RS para reagirmos, de forma pública e veemente, a mais este desmando e absurdo. É hora de aglutinar forças e fazer reviver Eltom Brum em nossas lutas! Porque nunca está morto quem peleia!
Solidariamente, Federação Anarquista Gaúcha
Novo e-mail para contato: [email protected]
Olá camaradas,
Mais uma vez fica claro a ditadura “democratica”. Yeda Crusius é corrupta e assassina. Temos que exigir a cabeça desta bandida e de seu bando de mafiosos criado contra os trabalhadores do RS. Repudiamos mais este ataque criminoso contra os direitos dos trabalhadores.
Saudações Cláudio Vieira – PCO / Assis -SP
CARTA DE APOIO A FEDERAÇÃO ANARQUISTA GAÚCHA
Mais uma vez o estado mostra sua real face. Dessa vez contra nossos vizinhos Gaúchos da Federação Anarquista Gaúcha, que nesta quinta-feira, dia 29/10/2009, tiveram sua sede invadida, diversos materiais apreendidos e diversos militantes agora estão tendo que depor.
Tal invasão foi reação à campanha contra a governadora Yeda Crusius, promovida pela esquerda Gaúcha, acusada de corrupção, acentuada após a morte do sem-terra Eltom Brum, pela policia militar.
Nós do Pró-Coletivo Anarquista Organizado de Joinville – SC repudiamos a postura do Governo Gaúcho, que muito nos faz lembrar o governo de Vargas quando eram fechados os Sindicatos Anarquistas e os duros anos de chumbo da Ditadura Militar, lembrando apenas de alguns momentos de nossa história política.
Porém não ficamos surpresos, pois como anarquistas entendemos que essa é real função do aparelho do estado.
Prestamos aqui nossa solidariedade a FAG e todos seus militantes.
Outubro de 2009
Pró – Coletivo Anarquista Organizado de Joinville
[email protected]
http://pro-cao.blogspot.com/