Lançamento da edição comemorativa do Relatório “Direitos Humanos no Brasil”
Aniversário de 10 anos da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
O evento será uma homenagem às 117 entidades que têm contribuído com este trabalho (lista em anexo)
Programação:
ü Exposição de fotos de João Ripper
ü Saudação aos autores(as) e homenagens a entidades e movimentos sociais, com participação de:
– D. Tomás Balduino, Conselheiro Permanente da Comissão Pastoral da Terra, CPT
– Jô Brandão, Dirigente da Coordenação Nacional das Associações Quilombolas, CONAQ
– Carlita da Costa, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cosmópolis
– João Paulo Rodrigues, Coordenação Nacional do Movimento Sem Terra, MST
– Frei João Xerri, Membro do Conselho Rede Social
ü Solidariedade ao MST
ü Homenagem à Lilia Azevedo: Poema de Jelson Oliveira interpretado por Letícia Sabatella
ü Grupos Musicais
Periafricania: “Somos ritmo e poesia! Somos movimento! Apesar de todas as dificuldades e injustiças, acreditamos que existem possibilidades de mudanças. Por esse motivo através do Ritmo e da Poesia entretemos, protestamos, lutamos e convocamos”.
Roberto Malvezzi, Gogó: Reside no sertão baiano e faz música desde a década de 70, um gospel sócio-ecológico, com ritmos da música popular brasileira. Seu mais recente CD é “Belo Sertão”, em parceria com Targino Gondim e Nilton Freitas, que também estarão presentes.
Grupo de Música Árabe: peças eruditas árabes do século VIII ao XVIII e canções folclóricas desde o séc. XIX, são executadas por: Alaúde e voz: Sami Bordokan / Derbaki – William Bordokan / Kanun – Cláudio Kairós e Direção – Ali El-Khatib.
Autores do Relatório “Direitos Humanos no Brasil 2009”
Ana Esther Ceceña – Diretora do Observatório Latino-americano de Geopolítica no Instituto de Pesquisas Econômicas, Universidade Nacional Autônoma do México.
Antonio Canuto – Secretário da Coordenação Nacional da CPT.
Ariovaldo Umbelino de Oliveira – Professor Titular Geografia Agrária – FFLCH – USP.
Beatriz Galli – membro do CLADEM Brasil, Comitê Latino Americano e do Caribe pelos Direitos da Mulher, assessora de direitos humanos do Ipas Brasil.
Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, Diretor Técnico do DIEESE, membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, do Observatório da Equidade e do Conselho de Administração do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.
Felipe Rangel de Souza Machado – Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).
Francisco Adjacy – Sociólogo e membro do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades.
Guilherme C. Delgado – Pesquisador do IPEA (aposentado), Doutor em Economia pela Universidade de Campinas e Profesor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia, MG, membro do Conselho Consultivo da Rede Social.
Humberto Miranda – Membro do Grupo de Trabalho Hegemonias e Emancipações da CLACSO. Integrante do Observatório Latino-americano de Geopolítica.
Jailson de Souza e Silva – Professor da Universidade Federal Fluminense; Fundador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e Secretário Municipal de Educação de Nova Iguaçu – RJ.
José de Jesus Filho é missionário oblato de Maria Imaculada e Assessor Jurídico da Pastoral Carcerária Nacional.
José Juliano de Carvalho Filho é economista, Professor da FEA-USP e Diretor da ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária), membro do Conselho Consultivo da Rede Social.
Kenarik Boujikian Felippe, juíza de direito da 16ª Vara Criminal de São Paulo, co-fundadora, ex-presidente e secretaria do conselho executivo da Associação Juízes para a democracia, membro do Conselho Consultivo da Rede Social.
Luiz Bassegio e Luciane Udovic – Coordenação continental do Grito dos Excluídos.
Luis Fernando Novoa Garzon – membro da Rede Brasil sobre IFMs e da REBRIP. É professor da Universidade Federal de Rondônia-UNIR.
Maria Helena Zamora – Professora doutora da PUC-Rio.
Maria Luisa Mendonça – coordenadora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, cursa o doutorado em Geografia na Universidade de São Paulo (USP).
Mariana Fix é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, mestre em sociologia pela FFLCH-USP e doutoranda no Instituto de Economia da UNICAMP.
Mariângela Graciano é coordenadora do Observatório da Educação da Ação Educativa.
Mônica Dias Martins é professora da Universidade Estadual do Ceará, coordenadora do Observatório das Nacionalidades e editora da revista Tensões Mundiais, membro do Conselho Consultivo da Rede Social.
Patrícia Lino Costa – Economista e assessora da Direção Técnica do DIEESE.
Pedro Fiori Arantes é arquiteto e urbanista, mestre e doutorando pela FAU-USP. É coordenador da Usina, assessoria técnica de movimentos populares em políticas urbanas e habitacionais, e assessor do curso “Realidade Brasileira”, da via Campesina.
Ricardo Resende Figueira – Presidente do Conselho Deliberativo da Rede Social, padre e antropólogo, professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da mesma Universidade.
Roberto Malvezzi – Membro da Coordenação Nacional da CPT e membro da FIAN Brasil.
Rogério Tomaz Jr é jornalista, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Rosane Lacerda – Advogada, especialista em direitos indígenas e Professora Assistente de Direito Público do Curso de Direito do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Sandrop Silva – professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo e doutorando em Antropologia no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.
Sérgio Dialetachi é consultor para energia e mudanças climáticas da Fundação Heinrich Boell.
Sérgio Haddad é coordenador geral da Ação Educativa.
Informações:
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
(11) 3271-1237 / 3275-4789
e-mail: [email protected] / www.social.org.br