Ativismo ABC: conversa sobre abolicionismo penal
O Ativismo ABC convida a tod@s para uma conversação sobre a urgência de se abolir as diferentes formas punição institucionalizadas, e quais são as alternativas libertárias para a resolução de conflitos. Com a participação de Acácio Augusto, pesquisador do Núcleo de Sociabilidade Libertária (nu-sol.org).
Hoje o Sistema Penal não se restringe à grande ‘máquina-de-moer-carne’ que é a prisão, mas se expande para além dos muros de cadeias, escolas e condomínios fechados, com o desenvolvimento de tecnologias e programas de controle social cada vez mais sofisticados, tutelando a obediência civil de forma cada vez mais intensa.
Contra este horizonte de perda de direitos e garantias se insurge o abolicionismo penal, que busca na ética anarquista o fundamento para enfrentar o crescente conservadorismo, questionando o moralismo e o autoritarismo, bem como desconfiando do monopólio estatal do uso da violência.
“Quanto tempo mais poderia se manter a autoridade e a propriedade privada, se não fossem a vontade e disposição da massa de se transformarem em soldados, policiais, carcereiros e algozes?” – Emma Goldman
Sejam Bem-vind@s!
Endereço: Rua Alcides de Queirós, 161 – Casa Branca – Santo André – SP (perto da Eletropaulo, Bombeiros, Senai e Estação de Trem Prefeito Celso Daniel/Santo André).