Cineclube Pólis exibe PERIFERIA.COM

20 de agosto às 19h00

A sessão conta com a presença do diretor João Daniel Donadelio para um debate após a exibição.

O documentário PERIFERIA.COM, de João Daniel Donadeli e Alexandre Rampazzo, é uma co-produção DOCTV IV da TV Cultura e estreou nacionalmente no dia 02 de julho de 2009.

O filme adentra o universo das “lan houses”, pequenos estabelecimentos comercias onde os usuários pagam para ter acesso a internet e à rede local, cada vez mais freqüentes na periferia das grandes metrópolis. E revela uma geografia dos espaços periféricos da cidade de São Paulo que encontra-se em redefinição de seu posicionamentoem em relação ao centro, a partir do contato de jovens e crianças com a rede mundial de computadores.

As lan houses detêm hoje cerca de 50% dos acessos a internet no Brasil e são hoje uma oportunidade de inclusão aos menos favorecidos ao acesso às tecnologias contemporâneas. O argumento lançado no documentário é que o sucesso das lan houses se deve em parte à falta de espaços culturais nos bairros.

O documentário se propõe a mostrar esse novo processo que, de maneira geral, muda o cotidiano dos moradores da periferia, diminuindo as distâncias entre a inclusão digital e a exclusão social.

PERIFERIA.COM
(São Paulo, documentário, 52 min)
Autor: João Daniel Donadeli
Diretores: João Daniel Donadeli e Alexandre Rampazzo
Co-produção: João Daniel Donadeli | Lumiar Produções Multimídia | Fundação Padre Anchieta – TV Cultura | ABEPEC – Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais

Endereço do Cineclube Pólis
RUA ARAÚJO, 124, CENTRO
ESQUINA COM A GAL. JARDIM, PRÓXIMO AO METRÔ REPÚBLICA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here