Por Passa Palavra

No início de abril desse ano foi divulgado pela internet um impactante vídeo sobre a Guerra do Iraque. Em 2007, durante uma ação em Nova Bagdad, Iraque, dois helicópteros Apache do exército dos EUA confundiram jornalistas da Reuters e seus respectivos equipamentos (câmeras fotográficas) com “insurgentes” portando AK-47 e RPG (lança granadas). Em poucos minutos o agrupamento de pessoas foi brutalmente assassinado pelo ataque dos helicópteros. Uma dezena de pessoas foi assassinada sem mostrar qualquer tipo de ameaça. Duas crianças foram gravemente feridas no ataque. O caso ganhou grande repercussão e sua autenticidade foi confirmada por um militar norte-americano anônimo.

O responsável pelo vazamento [revelação] do vídeo foi o site Wikileaks. A proposta do site é tornar os governos transparentes através do vazamento público de arquivos sigilosos e confidenciais. O nome é uma composição de Wiki – uma referência à enciclopédia aberta Wikipédia – e leaks, do inglês, vazar [revelar]. Qualquer pessoa pode enviar um arquivo para o Wikileaks. Através de um forte sistema de anonimato e criptografia, a fonte é preservada. Entre os vazamentos notáveis podem-se citar os documentos referentes a base de Guantânamo, dados sobre a guerra do Iraque e do Afeganistão, a lista de filiados do partido nacionalista britânico e até mesmo um documento de 2008, do Pentágono, descrevendo métodos e estratégias para marginalizar o site e perseguir juridicamente todas as possíveis fontes dos vazamentos, pois, na época, o Wikileaks estava tornando públicas as violações de direitos humanos durante a invasão de Faluja, Iraque.

O nome do vídeo Collateral Murder (em português, “Assassinato Colateral”) é uma derivação do termo militar Collateral Damage (“Dano Colateral”) que é empregado quando há danos não intencionais ou acidentais. Segundo uma revisão interna do exército, o ataque dos helicópteros combateu insurgentes e como dano colateral dois jornalistas da Reuters foram mortos. Abaixo é possível assistir ao vídeo. Traduzido por um colaborador na internet, a revisão e sincronização foi feita por nós.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. E esses assassinos ainda chamam patriotas e líderes anti-estadunidenses de sanguinários!

  2. Oie, esse vídeo nos revela a desumanização causada pelas guerras.Ao ver esse vídeo, imaginei que para esses soldados o que estava ali não são pessoas, mas sim bonecos de jogos de computador, onde eles estarão os eliminando sem pensar na história dessas pessoas, nem muito menos nas histórias que estão entrelaçadas a essas pessoas.Pouco importa se cometeram um erro, pois sempre encontraram uma desculpa pra justificar o erro, mas de maneira nenhuma irão assumir. O importante é continuar ali, preparado ou não para lutar, o que importa é a sua sobrevivência, mesmo que ela signifique a desonra de um país inteiro.Na verdade, isso pouco importa, o importante é continuar reforçando o poder de seu país naquela área!!!!!!!

  3. Cara, é desumano, horrendo, inescrupuloso!!

    A vida “poderia” ser diferente!!

    Quanto as táticas norte-americanas, vídeos como esse servem para desmascarar as práticas pacificadoras, humanizadoras, civilizadoras, democráticas dos iankes.

    Enfim, que DEUS proteja a “América”!! (Claro que isso é ironia minha).

  4. O inferno, o descaso, a ira, o ódio… nota-se claramente no tom da voz do atirador o desejo de assassinar. Esses ratos ” humanos” vão pagar caro…

  5. Nada demais. O mundo está repleto de ações e omissões e não vejo nada tão brutal nisso comparado com a corrupção que há no Brasil e a violência nas ruas, muito pior que isso!!!! A corrupção mata milhões de pessoas sem acesso à saúde, morando em locais perigosos,etc… Experimentem por exemplo contar o número de pessoas que morrem no Brazil só devido ao crime – que deveria ser combatido pelo nosso governo – com essas casualidades e erros de guerra. Faça-me o favor!!! Olhemos para nosso umbigo antes de falar dos outros países!!!

  6. E essa bosta de pais americano se acha justo colocando maniacos assasinos no controle de armas como essa.
    E ainda se vangloriam de tiros perfeitos, como se estivessem em abatedouros de frango.
    bando de babacas.
    no fundo no fundo não critico a atitude do osama no 11 de setembro, sei que muita gente inocente morreu nesta data mas o que ninguem mostra é essa matança cruel e insana qua supera em 5000% o 11 de setembro!!!!
    Realmente ……
    Abaixo os USA

  7. Os tiros calam vidas ,com o pensamento dos soldados americanos, ´´sim nós podemos matar“.Que pena quando uma pessoa tem esse sentido ,é na verdade um louco vestindo uma elegante farda.Isso nós leva a pensar se não estamos cooperando com isto ,já que o Brasil exporta para os Estados Unidos fardamentos feitos aqui.Esta nação o EAU exporta para muitos paises muita tecnologia.Porém com a mesma mata ,e feri.Beber deça fonte o EUA se torna perigoso já que ela jorra água doce e amrgar como a morte desses homens que vimos.

  8. É a consequência de uma política externa imperialista do EUA e de outras potências centrais do capitalismo. Um filme que aborda um pouco a questão da guerra e do treinamento dos soldados é um do Michel Moore (que agora esqueci o nome). Nele se mostra como o soldados são treinados e programados para matar, sem dó nem piedade. No entanto, não entendam o que eu digo como uma crítica ao treinamento nas aparelhos de repressão, eles são deliberados de acordo com as tarefas a se realizar, e neste ponto as classes dominantes sabem ser bastante eficientes.
    Uma situação parecida, guardada as devidas proporções, foi o caso com a BOPE no rio, onde o policial atirou em um morador de favela que estava portando uma furadeira.(ver em http://abordagempolicial.com/2010/05/bope-furadeira-e-descriminante/ ).
    O fundamental nestes casos é a reflexão em torno da frase inicial do vídeo: “A linguagem política se destina a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável…” Qual foi a reação do exército dos EUA e do BOPE? Bem como do governo dos EUA e do RIO? Tornar o crime respeitável…

  9. Mauro Menezes, não é pq do meu lado acontecem coisas atrozes que vou deixar de me sensibilizar com uma cena como essa.

    O piloto do Apache e/ou seu comandante imediato, o que deu permissão para abrir fogo, deveria ter melhor noção e intel.

    No vídeo não há NADA, absolutamente NADA que comprove que o grupo e a van ofereciam perigo à tropas ianques.

    Lamentável. Lamntável mesmo.

  10. Bem, não importa se é no Iraque, no Rio, em Madrid ou em Birigui…

    Aonde aconteça um Crime devemos questionar e nos mobilizar, que se exploda o “BAIRRISMO”, se eu me preocupar só com os problemas do meu Pais, logo, minha cidade, logo, meu bairro, logo, minha casa, e finalmente Apenas Meus Problemas, me tornarei extremamente Egoísta, Anti-Ético, Malu-Carácter….

    Enfim, um comentário bem moralista mas vale o desabafo pela nossa limitação na forma de pensar sobre determinados assuntos (Violência por exemplo)…

    PS: Mas o Exército Americano é tão legal em Hollywood…

  11. EU ACHEI CERTISSIMO DIVULGAREM ESSES DOCUMENTOS.
    POR QUE OS ESTADOS UNIDOS NÃO FAZEM ISSO NA RÚSSIA OU NA CHINA ?
    EU QUERIA VER ESSES FLHOS DA PUTA RECEBENDO CHUMBO GROSSO.
    SE JUNTASSE A RÚSSIA, O IRÃ, A ÍNDIA, A CHINA E O PAQUISTÃO.

  12. Exército Americano..PEDANTES, INCOMPETENTES E ASSASSINOS!

    Saiam de vez da terra que não lhes pertence seus IMUNDOS ASQUEROSOS!

  13. porra! assassinos!assasssinoooooooooooooooossssssssssss
    ssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  14. MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA DO GOVERNO AMERICANO TENTAR ENCOBRIR ESSAS BARBÁRIES,DUVIDO SE FOSSE ALGUM FAMILIAR DELE SE DEIXARIAM IMPUNE….Esse exercito americano é pior que o ataque terrorista…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here