Rede Contra a Violência: actualização do calendário de Agosto
• 20/08 – Audiência de Instrução e Julgamento dos policiais militares Sérgio Fernandes de Moraes, Marcelo Sales de Oliveira, Rosemberg Ferreira de Miranda, Robert Nogueira Almeida, Maxwell Martins e Silva, Waltencir Machado Baptista, Vanilson Castella Júnior e Fábio Costa da Silva, acusados do homicídio de Maxwill de Souza dos Santos e da tentativa de homicídio de Mauro Tibúrcio em 24/05/2009. Graças ao empenho dos familiares das vítimas e da Rede, os policiais foram indiciados e, recentemente, tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Fábio Uchôa, da IV Tribunal do Juri. A audiência será às 13h na 4a Vara Criminal do Fórum do Rio (Av. Erasmo Braga, 115, Corredor C sala 208).
• 20/08 – Estréia em cinemas do Rio de Janeiro do documentário Luto como mãe, que retrata a luta de mães de filhos assassinados em chacinas do Rio. Em diversos horários no Ponto Cine (Guadalupe), Cinema Nosso (Lapa) e Cinemas do Estação Botafogo.
• 24/08 – Reunião do Conselho Popular, das comissões e associações de moradores de comunidades ameaçadas de remoção, movimentos sociais e assessores jurídicos e técnicos. Às 15h na Pastoral de Favelas (Arquidiocese do Rio, Rua Benjamin Constant 23, Glória).
• 26/08 – Audiência de Instrução e Julgamento do processo onde são acusados de homicídio qualificado os policiais militares Alexandre dos Santos Carvalho, Robson Jesus da Silva, Vanderlei de Oliveira Acha Júnior e Luiz Otávio Vieira Barbosa. Em 14/07/2008 eles participaram de perseguição a um carro onde estava um assaltante e o administrador Luiz Carlos Soares da Costa como refém. Ambos foram baleados e mortos durante a perseguição, em São Cristóvão, e os PMs foram denunciados pelo MP, denúncia acatada em 04/11/2008 pelo juiz da 1a Vara Criminal, que determinou também o afastamento dos PMs do policiamento de rua e a retirada do porte de arma dos acusados. A audiência será às 13:30h na 1a Vara, Fórum do Rio (Av. Erasmo Braga 115 6º and).
• 29/08 – Feijoada de Resistência no Morro dos Prazeres, a maior das comunidades ameaçadas de remoção completa pela Prefeitura desde abril. A partir das 12h, mais informações com Eliza, da Associação de Moradores (9218-8931).
• 29/08 – Ato ecumênico em lembrança dos 17 anos da Chacina de Vigário Geral, quando 21 moradores da favela foram brutalmente assassinados por policiais militares encapuzados e fortemente armados. Às 16h na Praça Catolé do Rocha, em Vigário Geral.
Comissão de Comunicação da Rede contra a Violência