Por Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias – NEPPA

 

Realização: NEPPA – Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias

Inscrições pelo email: [email protected]

EIVI Bahia, do que se trata?

Uma formação política que atinge e entrelaça três sujeitos distintos: 1) Os militantes do NEPPA [1] que desenvolvem trabalho de base permanente em comunidades rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e compõem a monitoria do estágio; 2) As respectivas comunidades rurais [2] onde o NEPPA desenvolve atividades de extensão ao longo do ano; 3) Os estudantes e militantes de outros espaços que participam do EIVI enquanto estagiários.

eivi-7O EIVI está inserido na programação anual do NEPPA, em comunidades do MST no recôncavo baiano. Atualmente, temos cinco atividades de extensão que funcionam durante todo o ano e que atuam nas áreas de Educação Popular, Promoção à Saúde, Produção Agroecológica, Rádio Comunitária e Formação da Juventude, espelhadas na organização em Setores do próprio movimento. Todas as atividades permanentes têm como objetivo central fomentar a auto-organização popular, para o enfrentamento de problemas concretos e desafios militantes. Os Sem Terra são estimulados a serem sujeitos no planejamento das alternativas de atuação na sua realidade e em conjunto com o NEPPA constroem ações de forma horizontal, buscando romper a separação entre trabalho intelectual e manual. Estas atividades são sempre referenciadas nas formulações gerais do próprio MST.

Um dos nossos princípios é que o EIVI só acontece onde houver atividades permanentes do NEPPA. Somente por este motivo é possível que haja intervenções durante o EIVI. Na verdade, ocorre uma inversão da lógica, o EIVI se torna apenas mais um momento entre as atividades permanentes de intervenção e não mais o único momento de contato com a comunidade. Assim, o EIVI surge como uma oportunidade de intensificar os vínculos e as ações nas comunidades e socializar as experiências para que outros indivíduos e organizações possam “conhecer participando”, “aprender fazendo” e, se assim quiserem, aplicar este aprendizado na realidade em que estão inseridos ou, quem sabe, modificar a sua forma de militar e de viver.

Um curso praxiológico, em que teoria e prática compõem um processo único, buscando romper com a equivocada separação entre eles e a conseqüente valorização do trabalho intelectual em detrimento do trabalho manual. Fomenta a participação de todo o coletivo em todas as etapas do curso, em todas as formas de trabalho, buscando a disseminação do poder e a não hierarquização das relações, criando assim, momentos propícios para uma prática pedagógica libertadora. Todos e todas planejando, criando, elaborando, fazendo e avaliando, sempre coletivamente.

eivi-9Um curso que exige da monitoria a coordenação de dois processos pedagógicos que ocorrem simultaneamente e articulados, envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras rurais e estudantes universitários. Este Educador Popular é essencial para a mediação entre diferentes mundos e saberes, que constantemente entram em conflito, das diversas formas e aspectos (luta de classes, campo – cidade, de gênero, de escolaridade, de raça, de estética, de concepção de mundo, saber popular – saber acadêmico, hábitos alimentares, etc.).

Aos Educadores Populares cabe problematizar a realidade das comunidades com os estagiários e a própria comunidade, promover o diálogo para que a comunidade paute suas demandas e necessidades, estimulando a parceria no enfrentamento dos problemas e o desenvolvimento da solidariedade de classe, do espírito cooperativo e da não exploração do outro, atuando sempre em uma perspectiva de transformação radical da sociedade e da emancipação humana.

Proporcionar uma vivência anti-capitalista de sociabilidade, que começa já no momento de capacitação antes da dispersão nas comunidades, quando nos organizamos em brigadas para a divisão eqüitativa e rotativa de todas as tarefas, problematizamos conteúdos necessários para a compreensão da realidade e disseminação da compreensão da desumanidade capitalista, a fim de instrumentalizar os estagiários para que em conjunto com a monitoria e depois com a comunidade, planejem a sua vivência e conseqüentemente a atuação coletiva daquele grupo em cada assentamento/acampamento.

eivi-11Na comunidade, os estagiários são submetidos às mesmas condições de vida das famílias Sem Terra, trabalhando, comendo, dormindo como um Sem Terra, ou seja, como agricultor e como militante na luta pela Reforma Agrária. Ao mesmo tempo, este estagiário é convidado a se tornar sujeito do processo educativo, construindo e aplicando oficinas, participando de mutirões ombro-a-ombro com os trabalhadores e propiciando momentos de lazer e confraternização. Deve também se inserir e aprender com as experiências das comunidades, inclusive as construídas em parceria com o NEPPA; podendo: Contribuir no fortalecimento do coletivo de juventude que toca a Rádio Sem Terra; Participar da construção de viveiros de mudas, hortas coletivas e de um sistema agroflorestal, participando da introdução da agroecologia militante na vida cotidiana dos trabalhadores e de oficinas pedagógicas na escola ou fora dela, compreendendo e exercitando a pedagogia do MST. Compreender e disseminar ações de saúde pautadas no cuidado consigo, com o coletivo e com a natureza, com base no resgate do conhecimento popular; contribuir na elaboração e execução de uma formação para juventude do campo, utilizando a arte como recurso metodológico.

O processo educativo se completa no terceiro momento, quando todos os estagiários se reúnem novamente para socializar, problematizar e avaliar coletivamente as experiências nas comunidades e a própria metodologia do EIVI. Por fim, estes sujeitos debatem as tarefas revolucionárias postas para a militância, na nossa atual conjuntura. Trata-se de uma concepção de vivência não contemplativa, ultrapassando a inércia e contribuindo para a auto-formação de agentes transformadores da realidade.

eivi-6Por fim, o principal sujeito envolvido, os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, colocam suas demandas na mesa, propõem temas para as oficinas, aplicam oficinas sobre as suas experiências, decidem e organizam o mutirão. As famílias acolhem os estudantes em sua casa como filhos, ensinando-os como é o modo de vida camponês e militante. Além disso, as intervenções desenvolvidas são sempre pactuadas com as comunidades e as lideranças do MST, de acordo com as pautas do movimento. Nas comunidades vemos a esperança e o desejo da transformação social se intensificar, ou muitas vezes ressurgir. Famílias que vêm desenvolvendo habilidades de planejamento, liderança e auto-organização; apropriando-se de conteúdos e técnicas vinculados à agroecologia, à saúde, à radiodifusão, à pedagogia, ao MST e a como funciona a sociedade; construindo alternativas de lazer, de comunicação, de renda, de promoção da saúde e tratamento de doenças, de educação e de sociabilidade na comunidade.

O EIVI compõe uma prática política realizada pelo NEPPA desde a sua origem em 2006. Fundamenta-se na construção de experiências anti-capitalistas, em uma organização popular de confronto ao capital, visando proporcionar melhoria das condições objetivas de vida das famílias, sem cair no assistencialismo e mantendo uma perspectiva de transformação radical da sociedade. Pretendemos construir experiências as mais revolucionárias possíveis e a partir de suas peculiaridades, das possibilidades e desejos dos sujeitos envolvidos; disseminando os acúmulos, fomentando a realização de outras experiências, fortalecendo os movimentos sociais e a luta da classe trabalhadora, contribuindo para autonomia econômica, organizativa e política.

É nesse processo que o EIVI se insere e é só por isso que ele pode conter intervenções. Defender o seu caráter intervencionista, para o NEPPA, é defender a dedicação constante na construção de alternativas que promovam a transformação social referenciada na pedagogia libertadora de Paulo Freire e no projeto socialista de sociedade. Trata-se de intervir para transformar, com responsabilidade, respeito e diálogo.

Salvador, 22 de novembro de 2010,

NEPPA – Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias

[1] O NEPPA (Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias) desenvolve atividades educativas e militância com o MST Bahia desde 2006.

[2] Assentamentos Eldorado de Pitinga, Bela Vista e Nova Suíça em Santo Amaro, Acampamentos Recanto da Paz e Santa Maria em Mata de São João e Assentamentos Bento e Nova Panema em São Sebastião do Passé.

5 COMENTÁRIOS

  1. Participei do III EIV -MG (estadual) em 2006 e, com algumas camaradas que participaram do estágio e compas das executivas das agrárias que participaram de outras vivências, tocamos o EIV-SP (que hoje já está na IV ou V edição). A experiência tem sido uma forma bastante privilegiada de formação política e construção de novos valores de solidariedade entre estudantes e trabalhadores do campo. Acho que este aspecto mais subjetivo, ligado à construção de novas identidades forjadas nas lutas é o que há de mais interessante nas vivência: para além da formação política teórica feitas nas fases de preparação e após a vivência, toda a experiência de gestão coletiva dos espaços e a vivência nos assentamentos contemplando o conhecimento popular e uma relação mais horizontal entre os saberes, estes elementos todos (por serem tão distintos das práticas distorcidas da universidade e seu caráter “extencionista”) gera em muitas pessoas uma verdadeira explosão na consciência. Muitos que fizeram estágio começaram a militar e estão tocando alguma luta, anos depois. Ocupações de reitorias e estágios de vivencia foram as duas últimas coisas mais relevantes do movimento estudantil brasileiro. boa sorte aos compas do eiv bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here