Casa da Achada: «Itinerários», com Gianfranco Azzali e Giuseppe Morandi
No sábado, 11 de Junho, pelas 16h, acontece a 8ª sessão de «Itinerários», uma série que convida uma pessoa com um percurso invulgar a contar a sua história. Desta vez não é só uma pessoa, são duas: Gianfranco Azzali e Giuseppe Morandi da Lega di Cultura di Piadena, associação cultural com mais de 40 anos e sede numa pequena localidade no norte de Itália. A Lega organiza anualmente uma festa onde o Coro da Achada participou nestas duas últimas edições. A festa de 2011 teve como tema «Para que serve o canto popular», tema discutido pelo o Coro e outras pessoas em três sessões na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
Do trabalho no campo, nas fábricas e na secretaria da autarquia ao trabalho cultural e político: a fotografia, o cinema, a música, a recolha oral, as edições, os comunicados. A participação no movimento de 68 em Itália. Como nasceu a Lega di Cultura di Piadena. Como cresceu a sua festa anual. Por que razões se preocupam (ainda) com o canto popular.
Além da conversa acontece a projecção de documentários de Giuseppe Morandi, uma pequena exposição da sua fotografia e canções pelo Coro da Achada. A conversa terá tradução simultânea para português.
Entrada livre.