Comunicado ‘Democracia Verdadeira, JÁ’
03.07.2011
Agenda de actividades
Este sábado à tarde teve lugar na Praça do Rossio, em Lisboa, mais uma Assembleia Popular aberta, contando com uma centena de participantes que discutiram o tema ‘Reacções às Medidas de Austeridade’.
Os presentes aprovaram um voto de solidariedade com os trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo, na sua luta contra os despedimentos anunciados. E foi igualmente aprovado o apoio a uma eventual manifestação.
Está agendado para amanhã, dia 5, às 21h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa o debate ‘Muro da Vergonha’ com intervenções de Shaad Wadi do Comité Palestina, Sérgio Vitorino do Movimento 12 de Março, António Serzedelo da Opus Gay e Renato Teixeira da revista Rubra. Este debate pretende dar o primeiro passo na procura das convergências necessárias para que se organize, a partir de Portugal, uma participação na caravana contra o muro e o bloqueio, que todos os anos tem levado centenas de activistas, de vários países, a rumarem à Palestina.
A agenda do movimento ‘Democracia Verdadeira, JÁ’ conta ainda com uma reunião internacional de membros de diversos movimentos de protesto europeus, no próximo dia 10 de Julho, domingo, na livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Alcântara. Este encontro resultará do trabalho do Grupo Inter-Nacional, do movimento e destina-se a articular estratégias de mobilização e protesto para os próximos meses. Neste evento, estarão presentes representantes de várias acampadas e movimentos sociais de Portugal [Uncut, M12M, Precários Inflexíveis, 15Maio, Attac bem como Acampadas do Porto, Coimbra, Faro e Aveiro], Espanha, Grécia, Itália, Bélgica, França e Islândia.
O movimento ‘Democracia Verdadeira, JÁ’, através do Grupo de Trabalho Habitação, está a apoiar os moradores do Bairro da Torre, em Camarate, que enfrentam uma situação de despejo. Como consequência da Assembleia Popular realizada no bairro, no passado dia 26, foi escrita uma carta dirigida à Câmara Municipal de Loures e ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. A missiva apela a que sejam pensadas e discutidas alternativas concretas que assegurem os direitos e a dignidade das pessoas, assim como a responsabilidade do Estado no desenvolvimento de uma política de habitação para todos. Os presentes na Assembleia Popular deste sábado, no Rossio, assinaram o documento que será entregue na Câmara Municipal de Loures.
No próximo sábado dia 9 de Julho, às 19h, terá lugar uma nova Assembleia Popular aberta com o tema ‘Habitação’, e as suas consequências económicas e sociais. Em paralelo vai ser feito um balanço das últimas actividades do movimento e discutidas as formas de acção a adoptar nos próximos meses.
«Isto é só o início!»