Em reunião com os movimentos em Brasília, presidente do INCRA Celso Lacerda garante nomeação de novo superintendente até quarta-feira dessa semana.
Ás 05h00 da manhã saímos de comboio rumo a Brasília com o objetivo de voltar de lá com o mínimo de garantia de que nossas pautas serão atendidas, com a convicção de que se necessário permaneceríamos ali o tempo que fosse necessário, como também já estávamos articulando e preparando o nosso pessoal que ficou na ocupação a possibilidade de deslocar três ônibus para ocuparmos o INCRA nacional com o objetivo de agilizar o processo.
Ás 10h00 da manhã como combinado fomos recebidos pelo presidente nacional do INCRA o senhor Celso Lacerda e pelo procurador geral do INCRA o senhor Junior Fidelis.
Após uma breve apresentação dos presentes o companheiro Aderson daComissão Pastoral da Terra e do Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo que ficou com a responsabilidade de coordenar a reunião fez uma breve introdução sobre o papel do fórum de reforma agrária e sua atuação em Goiás, como também colocando a importância da ação dos movimentos que estão ocupando o INCRA e a legitimidade de suas pautas.
Logo após a coordenação de cada movimento fez uma fala sobre a questãoagrária em Goiás e o papel que o INCRA tem tido nesse processo no ultimo período, como também falou – se das pautas de reivindicações da ocupação, em seguida foi à vez do presidente do INCRA falar de como estava às negociações.
O Celso Lacerda colocou que o nome para assumir a superintendência em Goiás é mesmo do Alagoano Jorge Tadeu, e que isso já esta acertado politicamente na casa civil e com o ministério de relações institucionais, como também na secretaria geral da presidência, e que o nome só não foi nomeado oficialmente devido a questões burocráticas.
Colocou também que na ultima semana houve uma pressão muito grande para que o nome apresentado não fosse oficializado, sobre tudo por pressão por parte da bancada federal de Goiás representada na pessoal do deputado Jovair Arantes, no entanto o presidente conseguiu articular junto aos ministros que diante do quadro colocado e dos nomes propostos de Goiás o melhor era trazer um nome de fora.
O presidente colocou que a nossa vinda com certeza iria ajudar para que o processo acelerasse e que dês de nossa chegada ao INCRA nacional ele estava em contato com a ministra da casa civil, a ministra de relações institucionais e o ministro da secretaria geral da necessidade de concretizar o processo da nomeação do novo superintendente do órgão em Goiás, pois a disposição dos movimentos que estavam ali era permanecer o tempo que fosse necessário como também em articular a vinda de mais companheiros.
Por fim o presidente pediu licença para fazer mais articulações nesse sentido e ficou combinado que na parte da tarde voltaríamos a nos reunirmos para ver o que se tinha avançado e avaliar o que era necessário fazer, e também na parte da tarde estaria presente o novo superintendente o senhor Jorge Tadeu.
Articulamos nosso almoço dentro do INCRA mesmo e ficamos aguardando a evolução das negociações, também fazendo as nossas.
Já por volta das 15h00 retomamos a reunião com o presidente do INCRA, oprocurador geral e o senhor Jorge Tadeu futuro superintendente da superintendência de Goiás.
O presidente mais uma vez nos garantiu que a nomeação estava garantida politicamente e que o problema era apenas de ordem burocrática, pois como havia tido mudança de ministro e pessoal na casa civil, o novo pessoal estava tomando pé das questões.
Nesse meio tempo chegou até a nossa coordenação por parte de servidores do INCRA uma ameaça de despejo das famílias que estavam na superintendência em Goiás na terça-feira, foi nos passado que o Rogério Arantes tinha negociado para que a liminar de despejo fosse cumprida, e para tanto o mesmo tinha articulado com o governo de Goiás um operativo com 250 policiais para despejar as famílias.
O presidente e o procurador do órgão imediatamente entrou em contato com o ouvidor do INCRA em Goiás e com a secretaria de segurança pública para verificar a informação, e descobriu-se depois que era tentativa de intimidação por parte do senhor Rogério Arantes, que o mesmo esta tentando há alguns dias executar a liminar mais o INCRA nacional tem conseguido barrar.
A reunião continuou com o senhor Jorge Tadeu falando um pouco da suatrajetória e do seu trabalho desenvolvido tanto como servidor, depois como chefe de divisão e por ultimo como superintendente do INCRA em Sergipe. Dos avanços que pode se obter mesmo com as dificuldades e do seu compromisso ideológico com a reforma agrária.
Foram feitos vários questionamentos pelos movimentos ao senhor Jorge Tadeu sobre funcionamento do INCRA como também adiantamento da alguns pontos de pauta e sobre a realidade do INCRA em Goiás, o mesmo respondeu prontamente, deixando uma boa impressão nos presentes.
Por fim fomos para os encaminhamentos finais, o presidente Celso Lacerda nos colocou que devido ao correr da hora a liberação por parte da casa civil provavelmente só se daria na terça-feira, e assim a nomeação oficial se daria na quarta-feira.
Ficou encaminhado então que ao sair à nomeação oficial do senhor Jorge Tadeu, o mesmo juntamente com o presidente do INCRA irão a Goiás para uma reunião com os servidores e o fórum de reforma agrária, essa reunião acontecerá talvez ainda nesta semana. Assim o presidente solicitou que assim que saísse a nomeação que desocupemos o órgão.
Colocamos para ele que desocuparíamos mais que gostaríamos de entregar a chave na mão do novo superintendente e se possível dele, como também após 10 a 15 dias de trabalho uma audiência com o novo superintendente para negociarmos nossas pautas especificas.
Após alguns minutos de discussão e certa resistência encaminhou se então que ao sair à nomeação do senhor Jorge Tadeu na quarta-feira, na quinta-feira ele virá para Goiânia juntamente com alguém do INCRA nacional para receber a chave das mãos dos movimentos que estão ocupando o INCRA.
Por fim tudo fechado politicamente a coordenação resolveu retornar para Goiânia, contente pelos resultados obtidos mais com a convicção de que a luta não acabou e a ocupação continua, só sairemos do INCRA quando entregarmos a chave na mão de alguém do INCRA nacional e do novo superintendente.
Assessoria de comunicação da ocupação (Terra Livre, MLST, FETRAF, MVTC, MBTR).
Contatos: (062)8432-5826