Comunidade incendiada – É preciso apoio urgente !

f_quilombo21

Fomos supreendidos ou surpreendidas com a notícia de um incêndio numa das comunidades do Movimento dos Sem Teto da Bahia, a Ocupação Quilombo de Escada, onde a quantidade de famílias moradoras beira os 400, sendo que dessas, presumimos que uma média de 150 perdeu tudo! Uma das cenas mais tristes que já presenciei em minha vida… Mães chorando com as suas crianças em total desespero. Homens e mulheres correndo para dar conta de tirar o que fosse possível com medo de que tivessem os seus pertences consumidos pelo fogo. Barracos de madeirite, papelão, plástico. Houve quem não aguentasse e desmaiasse, muita gente passado mal, a perplexidade estampada nos olhos das pessoas. Há famílias que perderam até mesmo a documentação, estando no momento num situação real de indigência. Porém, um sentimento de solidariedade muito forte foi a tônica. Em função da altura e da grande proporção das chamas, a comunidade do entorno desceu para ajudar a militância, o Corpo de Bombeiros agindo junto aos companheiros e companheiras, famílias se protegendo e afagando quem tudo perdeu…

f_quilombo3O fogo resistiu até aproximadamente 2 horas da manhã. A ocupação ficou num total estado de desolação; cinzas e destruição. A CODESAL esteve lá para mapear o estrago. A situação de precariedade é alarmante! Muita gente varou a noite de olhos abertos, sem perspectiva do que fazer no amanhã.

Será feita uma assembléia na ocupação para definir coletivamente as próximas medidas. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Bahia, assim como a Defensoria Pública, estão se deslocando para lá.

Há uma fala uníssona de todas as famílias: Queremos as nossas casas! Queremos a construção imediata do conjunto habitacional e a entrega de nossas casas! As famílias estão com muito medo de que se repita o desastre.

Estamos construindo uma campanha para ajudar as famílias que estão desamparadas. E precisaremos de todo mundo!

Estamos listando alguns itens:
– Roupas de cama
– Roupas de banho
– Vestuário para crianças (diversas faixas etárias – de um aninho até 12 anos)
– Vestuário para jovens e adultos – mulheres e homens
– Alimentação
– Colchões
– Panelas
– Pratos
– Copos
– Fogões
– Geladeiras
– Botijões de gás
Enfim, o que necessário for dentro de uma casa! O povo teve tudo queimado!

f_quilombo4Endereço da ocupação: Avenida Afrânio Peixoto (Av. Suburbana), S/N (próximo ao antigo almoxarifado do BANEB) – bairro de Escada.

Contatos podem ser feitos com:
Dona Mira – 71 8865 3017
Pedro Cardoso – 71 8808 6718
Ana Vaneska – 71 8809 7681
João Dantas – 8863 7348

Axé!

Obrigada e repassem!

f_quilombo1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here