Casa da Achada: ciclo «Estrelas de Hollywood»
EM OUTUBRO O CINEMA REGRESSA PARA DENTRO DA CASA DA ACHADA:
CICLO ESTRELAS DE HOLLYWOOD
Segundas-feiras, 21h30
Houve um tempo em que eram muitos e grandes os cinemas em Lisboa: cinemas de estreia – na Av. da Liberdade, Restauradores, depois também Saldanha, Alameda, Av. de Roma e Alvalade, Avenidas Novas – e cinemas de bairro.
Ia-se ao cinema. Onde chegava a pujante indústria de Hollywood e o seu starsystem. Mário Dionísio é desses tempos. Fizeram viver e ficaram na memória de muita gente filmes e filmes, títulos e títulos, nomes e nomes (que eram mais do que nomes ). Mais até de actores – vedetas, stars, estrelas – do que de realizadores: Gloria Swanson, Marlene Dietrich, Greta Garbo, Judy Garland, Rita Hayworth, Glenn Ford, Humphrey Bogart, Katharina Hepburn, John Wayne, Gary Cooper, Ava Gardner, Frank Sinatra, Kim Novak, Clark Gable, Marilyn Monroe, Bette Davis, Marlon Brando, Elizabeth Taylor, etc., etc.
Mesmo na memória daqueles para quem a 7ª Arte não se resumia a isto. E até daqueles para quem o combate seria precisamente emancipar a Arte do Mercado.
Durante três meses vamos (re)visitar quatro décadas – anos 30 a 60 do século XX: rostos, gestos, olhares, relações, paixões, lugares, enquadramentos, sequências – que hoje já não entram no Mercado. Nem nos Festivais que são dele.
Segunda-feira, 3 de Outubro, 21h30
Crepúsculo dos deuses
de Billy Wilder, com Gloria Swanson (1950, 110 min.)
quem apresenta é Vítor Silva Tavares
Segunda-feira, 10 de Outubro, 21h30
A imperatriz vermelha
de Josef von Sternberg, com Marlene Dietrich (1934, 104 min.)
quem apresenta é Henrique Espírito Santo
Segunda-feira, 17 de Outubro, 21h30
Ninotchka
de Ernst Lubitsch, com Greta Garbo (1939, 110 min.)
Segunda-feira, 24 de Outubro, 21h30
O feiticeiro de Oz
de Victor Fleming, com Judy Garland (1939, 101 min.)
Segunda-feira, 31 de Outubro, 21h30
Gilda
de Charles Vidor, com Rita Hayworth e Glenn Ford (1939, 101 min.)