Casa da Achada: ciclo de cinema «Rir Uma Vez Por Semana»
CICLO DE CINEMA
RIR UMA VEZ POR SEMANA
Segundas-feiras, 21h30
Em tempos sombrios como estes que vivemos, rir é já alguma coisa. Dá vontade, às vezes. Servirá para alguma coisa? Há várias maneiras de rir. E os filmes cómicos não fazem todos rir da mesma maneira. Os que escolhemos para os primeiros três meses de 2012, além de fazerem rir, fazem pensar. No modo como vivemos, na sociedade em que vivemos, e até nos instrumentos para a transformar. E é para isso que lá estarão Charlot, Buster Keaton, os Irmãos Marx, Totó, Tati, Jerry Lewis, Woody Allen, Moretti e outros mais. Uns são filmes «clássicos» mesmo, outros são menos conhecidos, realizados entre os anos 20 e os anos 80 do século XX – mais de meio século separa A quimera do ouro de A missa acabou -, que talvez nos mostrem que a «crise» vem de longe…
Segunda-feira, 5 de Março, 21h30
O mundo é um manicómio
de Frank Capra (1944, 118 min.)
quem apresenta é Luís Miguel Oliveira
Segunda-feira, 12 de Março, 21h30
O quinteto era de cordas
de Alexander Mackendric (1955, 91 min.)
quem apresenta é João Pedro Bénard
Segunda-feira, 19 de Março, 21h30
As noites loucas do dr. Jerryll
de Jerry Lewis (1963, 107 min.)
quem apresenta é Gabriel Bonito
Segunda-feira, 2 de Abril, 21h30
Os grandes aldrabões
de Leo McCarey (1933, 68 min.)
quem apresenta é Henrique Espírito Santo
A CASA DA ACHADA NA FESTA DA LEGA DI CULTURA DI PIADENA
Nestes dias, de 23 a 25 de Março, a Casa da Achada vai para Itália, participar na festa da Lega di Cultura di Piadena.
Por esse motivo a Casa da Achada encerra no domingo, 25 de Março. Nos restantes dias a porta estará aberta para receber quem vier ver a exposição ou consultar a biblioteca. A projecção do filme Os grandes aldrabões e a leitura semanal foram adiadas de 26 de Março para 2 de Abril.
A Lega di Cultura di Piadena é uma associação cultural com mais de 40 anos e sede numa pequena localidade no norte de Itália. A Casa da Achada e o Coro da Achada têm participado na sua festa anual desde 2010. O tema da festa deste ano são os 50 anos do novo cancioneiro italiano.
Na Casa da Achada, no dia 25 de Abril, inaugura, com a colaboração da Lega di Cultura di Piadena, a exposição de fotografia «Deus no telhado e os novos anjos» de Giuseppe Morandi.