Por volta das 19h da terça-feira (08/05/2012), os portões de entrada da UNIFESP – Campus Guarulhos foram fechados por ordem do diretor acadêmico (Marcos Cezar) com o intuito de impedir a entrada de estudantes nas dependências do campus.
O motivo divulgado pelo vice-diretor (Gladysson), é que tal ordem foi para garantir que nao houvesse uma ocupação da diretoria acadêmica. O diretor Marcos Cezar estava no prédio da reitoria enquanto ordenava que alem dos portões trancados, que impedia a entrada do fretado Itaquera-Pimentas, também fossem fechados a biblioteca, a diretoria acadêmica, o laboratório de informática e a secretaria acadêmica.
Devido aos fatos, os estudantes viram a necessidade de forçar as fechaduras dos portões para que fossem abertos viabilizando assim a entrada novamente dos estudantes.
***
Sabemos que vários estudantes precisam utilizar destes espaços, mais do que isso, consta que tais espaços como laboratório e biblioteca deveria servir à comunidade externa. Dessa forma, é nítida a ação autoritária na qual o diretor quer barrar qualquer tipo de encontro para que os estudantes possam se organizar, como também que pessoas do bairro possam utilizar o espaço público da Universidade.
Essa atitude truculenta demonstra as arbitrariedades e medidas desesperadas para sufocar o processo politico de negociação da pauta de reinvidicação estudantil com respostas pautadas na repressão. A UNIFESP Campus Guarulhos encontra-se sitiada e a mercê dos mandos do diretor Marcos Cezar, capacho da reitoria.