Enquanto morar for privilégio de poucos,
ocupar é um direito de muitos!
Salve, salve todo mundo que um dia chegou na Ocupação São João, e nestes quase dois anos de existência e resistência contribuiu com o calor da presença e participou de alguma das atividades, declamou no sarau, fez doações de alimentos, roupas ou livros, assistiu filmes, coloriu paredes, imprimiu personagens que ganharam vida no espaço, registrou a graça da vida em intenso movimento, realizou oficinas de artes, música, teatro e cuidado com a saúde, documentou em videos muitos momentos únicos, fez trabalhos universitários e reportagens, se emocionou com os depoimentos da gente simples e cheia de coragem que mora lá, arrancou um sorriso, riu junto e também chorou com as crianças que dão uma alegria especial para o lugar, ajudou a limpar o espaço para se reconhecer nele todo dia, a organizar as festas, enfeitar o lugar como se cuidasse de sí, que fez coro e tomou para si o lema “quem não luta, tá mort@!” caminhou com as pessoas sem teto pelas ruas do centro da cidade exigindo o cumprimento do direito fundamental a moradia digna… esta mensagem é pra você!
Neste momento, a Ocupação São João está sob ameaça de despejo. Uma primeira reunião aconteceu com as partes envolvidas sem que Prefeitura e proprietário oferecessem qualquer alternativa viável para as famílias que hoje vivem no imóvel ocupado. Uma nova reunião está marcada para o dia 5 de setembro com o objetivo de se chegar a um acordo que não prejudique as famílias, as crianças matriculadas nas escolas e quem hoje trabalha na região. Mesmo com a reunião marcada, a Justiça já sinalizou uma data para o possível despejo das famílias sem teto, o dia 11 de setembro.
Não temos muito tempo! A Ocupação São João precisa de você!
Segue anexado um abaixo-assinado para ser entregue à Justiça paulista solicitando que a liminar de despejo das 85 famílias seja revogada e que o direito a moradia digna possa prevalecer sobre o endividamento e o abandono do imóvel. Hoje, as famlías que ocupam o imóvel dão a ele a função social de moradia que merece.
Imprima o abaixo-assinado, tire cópias, envie por email e recorra a solidariedade da sua rede de contato (saraus, escolas, faculdades, universidades, na rua ou em qualquer outro lugar). As listas assinadas poderão ser entregues na Ocupação São João, na Avenida São João, nº 588, no Centro de SP, até o dia 2 de setembro.
A solidariedade reside na mobilização!
Solidarize-se e mobilize-se!
Afinal, a Ocupação São João somos nós!
ABAIXO-ASSINADO CONTRA A REINTEGRAÇÃO DE POSSE DA OCUPAÇÃO SÃO JOÃO
Nós, abaixo-assinados, viemos por meio desta, nos opor e pedir a revogação imediata da liminar que obriga que as 85 famílias moradoras da Ocupação São João, localizada na Avenida São João, nº 588, no Centro, na cidade de São Paulo, sejam jogadas na rua.
Acreditamos que o direito a propriedade de alguns (no caso os donos, que não cumprem com suas obrigações, devendo milhões em dívidas do imóvel) possa prevalecer sob os direitos dessas famílias. Acreditamos que o cumprimento dessa liminar irá desprover essas famílias de todos os direitos mais básicos e garantidos pela nossa constituição, como o direito a moradia digna, direito a educação, a saúde e a cultura. Acreditamos que através desta, possamos sensibilizar o poder público e o poder judiciário para que a sociedade civil seja ouvida e possa, de fato, tomar uma decisão sensata e honesta que respeite todos os direitos sociais lavrados com muita luta em nossa constituição.
NOME COMPLETO |
RG |
ASSINATURA |