Terra Livre ocupa o INCRA de Alagoas
Após serem despejadas de terras devolutas em Capela-AL, 300 famílias continuam lutando
pelo direito de trabalhar a terra e viver dignamente.
Nós, 300 famílias produtoras rurais da Fazenda Pitombeiras, Capela-AL, fomos despejadas no dia 15 de janeiro de 2013. A Justiça (4º Vara Agrária – AL) deu a reintegração de posse em favor de uma Usina João de Deus, falida há muito tempo e que não usava a fazenda. Além disso, o suposto proprietário apresentou documentos de apenas 90 dos 345 hectares da fazenda. Existem na justiça diversos processos trabalhistas e de trabalho escravo sobre a usina. Por outro lado, as 300 famílias viviam há oito anos no local, plantando e construindo uma fazenda produtiva em que todos podiam trabalhar e viver harmoniosamente.
Cento e cinquenta trabalhadores estão a partir das 22 horas de hoje (16 de janeiro) ocupando a sede do INCRA – AL. Amanhã, virão trabalhadores do Terra Livre de outras ocupações de Messias e Murici para reforçar a luta. Não fosse a morosidade do INCRA, dirigido pela política anti-reforma agrária do governo Dilma, que até agora não assentou ninguém, a Fazenda Pitombeiras teria sido vistoriada e desapropriada para Reforma Agrária. Estas são terras públicas que foram griladas pelos usineiros. No decorrer de 2012, houve diversas reuniões do INCRA junto à 29º Vara Agrária e o movimento para resolução do problema.
Nos solidarizamos com os trabalhadores do Assentamento Milton Santos que estão ocupando o INCRA-SP. A nossa luta é uma só!
Quem tem interesse na terra é o Dep. João Lyra (PSD-AL), o parlamentar federal mais rico do Brasil, que não se cansa de plantar cana com trabalho escravo e em áreas arrendadas, por sobre o sangue e suor dos trabalhadores explorados e expulsos da terra.
Exigimos do INCRA:
– resolução do problema e proteção de todas as lavouras plantadas nesse momento, de valor incalculável, evitando que sejam destruídas;
– um Parecer Documentado deste órgão, certificando que grande parte destas terras é devoluta, que eram terras improdutivas antes de nossa ocupação, de que a Usina está falida e que apresenta grande quantidade de processos trabalhistas em juízo desde 2003 e de que estas terras podem ser desapropriadas para fins de Reforma Agrária, para que seja apresentado a 29º Vara Agrária de Alagoas;
– doação de cestas básicas e lonas, assim como toda estrutura para garantir o novo acampamento das famílias, que não tem para onde ir.
– Desapropriação JÁ da Fazenda Pitombeiras para fins de Reforma Agrária.
Terra para os trabalhadores para enfrentar a crise do capital e a miséria no campo!
Contato: (82) 9178-6534