Em Goiânia, após cinco semanas de manifestação e um dia antes do grande sexto ato, que tinha a confirmação de dezenas de milhares de pessoas, a prefeitura comandada por Paulo Garcia (PT) e o governador Marconi Perillo (PSDB) se reuniram e decidiram pela revogação permanente do aumento da tarifa do transporte coletivo. Sabemos que essa revogação é fruto da pressão de mais de um mês de mobilização e do receio da possibilidade de que as coisas saiam totalmente do controle desses governos e das empresas parceiras.

Eles podem ter certeza que esse medo tem razão de ser. O sexto protesto contra o aumento, convocado pela Frente de Luta Contra o Aumento, tem a confirmação de milhares de pessoas. E o  movimento CONTINUA com as reivindicações:

1) Pelo ressarcimento da população dos usuários do transporte pelo período em que houve o aumento declaradamente abusivo por meio de Tarifa Zero ou catraca livre pelo período correspondente.

2) Pela revogação do contrato de concessão de transporte coletivo e a rediscussão da situação do transporte coletivo de forma pública e ampla.

3) Pela publicação das planilhas de custos e lucros das empresas do transporte coletivo da cidade e dos estudos que foram usados para justificar a atual tarifa de R$2,70 e os aumentos dos últimos seis anos.

4) Pela participação popular na gestão do transporte, na Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo e que as reuniões dessa Câmara sejam públicas e abertas.

5) Contra a criminalização da luta, pelo não indiciamento dos presos nas manifestações do dia 16 de Maio e 28 de Maio. Contra a criminalização de todos os manifestantes no Brasil.

6) Pela criação de opções públicas de transporte coletivo.

Como a revogação do aumento ainda não contempla as pautas de reinvindicação elaboradas com a luta, seguimos com a convocação para o ato e lutamos para uma transformação cada vez mais profunda do transporte da sociedade!

Frente de Luta Contra O Aumento – Goiânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here