Por Leonidas Oikonomakis

Tive a oportunidade de passar pelo Zócalo, na cidade do México, nos últimos dias de Agosto de 2013. Pude contemplar, com os meus próprios olhos, a ocupação da praça e das ruas circundantes pelos professores das escolas públicas do CNTE, o Comité de Coordenação Nacional de Professores. Foi impressionante observar a transformação da vastíssima praça da cidade do México numa gigantesca cidade de tendas por parte dos professores em greve. Foi ainda mais impressionante sentir o quão determinados se encontravam na sua luta.

Os docentes resistiam ao projeto neoliberal de educação de Peña Nieto, o qual colocaria o sistema público de educação – já por si extremamente desigual – sob a alçada da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE). A “autonomia” seria regra, sendo as escolas obrigadas à recolha de fundos junto do setor privado. Paralelamente, as reformas propostas pelo presidente prometem o estabelecimento de uma espécie de “avaliação do desempenho” dos professores.

Como é óbvio, esta privatização indireta das escolas públicas foi desvalorizada pelos meios de comunicação social controlados pelo Estado (ou vice-versa?), que focaram a sua atenção no “controlo de qualidade” finalmente imposto aos docentes “preguiçosos e privilegiados”. Por seu lado, os professores mobilizaram-se, organizaram manifestações e bloqueios e, mais importante, ocuparam aos milhares a praça principal da capital desde 19 de Agosto. A mobilização durou três semanas, até que a 14 de Setembro, sua alteza o Carniceiro de Atenco – ou seja, Enrique Peña Nieto – ordenou que a polícia despejasse de forma brutal os professores do Zócalo.

Ao mesmo tempo, na Grécia atingida pela austeridade, a Federação dos Professores do Ensino Secundário Público (OLME) anunciou uma greve geral rotativa de cinco dias, com início a 16 de Setembro de 2013. As causas? Conforme exposto pela OLME num comunicado:

“A situação nas escolas públicas é dramática:

• Existem menos 16.000 professores do ensino secundário, uma redução de 20% desde Junho de 2013;

• 102 escolas profissionais estão a encerrar;

• 2.500 professores do ensino profissional estão a ser suspensos – um pequeno passo antes da demissão;

• Em 2009, o orçamento para a educação sofreu uma redução de 33%; espera-se que esta atinja os 47% em 2016;

• 5.000 professores estão a ser transferidos para o ensino primário e para postos administrativos.

O governo aprovou uma nova lei educativa sem qualquer diálogo, estabelecendo um sistema severo, centrado numa política de exames em todos os níveis do secundário, obrigando os estudantes a procurar cursos privados fora da escola, e conduzindo ao abandono escolar. O governo prossegue a:

• Privatização de parte do ensino profissional;

• A introdução de estágios como forma de emprego de menores, em substituição do processo educativo”

Se no México foi a OCDE e a elite dominante, na Grécia foi a Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) e os sucessivos governos, devedores e submissos, a decidirem que – após os funcionários públicos, as empresas públicas (lucrativas!), a televisão pública, etc – a educação pública e gratuita constitui igualmente um “luxo” e um “fardo” para o orçamento. Como tal, deve ser alvo de cortes. É de salientar que a Grécia é um dos poucos países da União Europeia onde, até agora, a educação é pública e gratuita. A própria constituição garante, em particular, que as universidades sejam protegidas da privatização.

Por essa razão, a educação pública e gratuita foi, várias vezes ao longo do passado, ameaçada por reformas neoliberais, tendo sido sempre protegida pelo forte movimento estudantil grego. Assistimos atualmente a mais um ataque, desta vez por parte da coligação serva de Antonis Samaras e Evangelos Venizelos, os quais não esperavam qualquer resistência da sociedade grega, social e economicamente exausta. Porém, desta vez, foi aos professores gregos que os seus colegas mexicanos passaram o testemunho na luta por uma educação pública e gratuita e pela sua dignidade. “Eu faço greve – e acho que todos o deveríamos fazer – porque é a única coisa que resta à nossa dignidade”, afirmou um dos docentes em greve.

À semelhança dos seus colegas mexicanos, a mobilização dos docentes gregos é igualmente impressionante: no primeiro dia de greve geral, a adesão atingiu os 90%. Em simultâneo, os estudantes permaneceram ao lado dos professores, ocupando as escolas como demonstração de solidariedade e resistência. Os trabalhadores administrativos das universidades e dos institutos politécnicos também se juntaram, encerrando as suas instituições em protesto contra a suspensão obrigatória de milhares de funcionários.

Existem algumas lutas em torno de uma só questão social que se tornaram na linha de frente de oposição a problemas maiores em jogo. É neste ponto que diversos setores sociais se unem face a uma ameaça comum. No caso grego, tais lutas incluíram a greve dos metalúrgicos de Aspropyrgos em defesa de direitos laborais no setor privado, a ocupação e autogestão da ERT em prol da informação pública, a luta dos cidadãos de Halkidiki pela proteção do ambiente e pelo direito de participação das comunidades locais na gestão dos seus recursos, a luta das ocupas pelo direito a constituírem “espaços livres”, a luta dos trabalhadores do Vio.Me pela autogestão dos espaços de trabalho e, agora, a luta dos professores por uma educação pública e gratuita.

Identicamente, no caso mexicano – após Atenco, Chiapas e Oaxaca – desta vez foi a luta dos professores. Ambas, como se fossem uma espécie de Termópilas social, parecem constituir um épico campo de batalha onde as lutas sociais e ideológicas do nosso tempo se travam. Caso saiam derrotadas, os direitos sociais até agora dados como certos estarão igualmente perdidos, dando azo a que os invasores se desloquem para um novo campo de batalha com vista a abolir os próximos direitos “perturbadores”. Contudo, e se ganharem? Então, talvez se possa iniciar um contra-ataque que reclame o que era nosso, e muito mais! A guerra está em todo lado, não nos podemos esquecer. E, até agora, é a classe “deles” que ganha.

PS. A OLME, consciente que a luta é duradoura e num esforço de assistência aos professores que viram os seus salários cortados em 30/40%, devido à greve, organizou um Fundo de Solidariedade. Os que quiserem contribuir com o que puderem podem fazê-lo através desta conta: Greece: 114-00-2002-005457, ALPHA BANK.

Traduzido por Passa Palavra a partir de http://roarmag.org/2013/09/greece-mexico-teacher-strikes-protests/

Nota

[*] Batalha travada a 480 a.C que opôs uma coligação de pólis gregas liderada pelo rei Leônidas de Esparta ao Império persa de Xerxes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here