De passagem por Santa Catarina, o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, José Carlos Dias, foi entrevistado pelo Diário Catarinense. Em certo momento, que corresponde ao minuto 02.17 deste vídeo, a entrevistadora perguntou: «Políticos cassados durante a ditadura já receberam seus mandatos de volta, alguns deles simbolicamente, claro, e muitas famílias e até mesmo vítimas receberam indenizações. O que mais pode ser feito para se reparar os danos causados pela repressão?» Parece que na hora, não sabendo como chamar à ditadura civil-militar, se optou por uma fórmula menos polémica. Mas, afinal, não foram poucas as figuras da alta tecnocracia civil que durante aqueles anos passaram pela Escola Superior de Guerra. Ou não? Passa Palavra
Já na transcrição da entrevista para o jornal Diário Catarinense impresso, o nome simplesmente desapareceu. Ficou aberto e vazio, exatamente assim:
“Políticos cassados na receberam, simbolicamente, mandatos de volta. Muitas vítimas e famílias foram indenizadas. O que mais pode ser feito para reparar danos da repressão?”
abraços