Jornalistas vencem ação de reintegração e danos morais contra grupo RBA, da família de Jader Barbalho
No último 7 de abril, Dia do Jornalista, obtivemos uma vitória muito significativa aqui no Pará. E acreditamos que esta seja, também, uma vitória de todos os jornalistas brasileiros. Segue texto abaixo e, em anexo, a íntegra da sentença. Para mais informações, basta clicar aqui.
Obrigada a todos os que acompanharam essa batalha de perto, repercutiram, torceram. Que, assim como nós, acreditaram que a luta por direitos é fundamental na busca por uma realidade mais digna para os jornalistas no Brasil.
Neste Dia do Jornalista, 7 de abril, comemoramos a conquista dos trabalhadores. Os grevistas Adison Ferrera (Diário do Pará), Amanda Aguiar (Diário do Pará), Felipe Melo (Diário Online) e Cris Paiva (TV RBA) venceram a ação de reintegração e de danos morais contra o grupo RBA.
A Justiça determinou a reintegração dos quatro jornalistas e o pagamento de R$ 30 mil a cada um por assédio moral. Os jornalistas foram demitidos na recepção da empresa, exatamente no primeiro dia útil após o término dos 45 dias de estabilidade firmados em acordo coletivo.
Nós, do coletivo de grevistas do Diário do Pará, Diário Online e TV RBA não podemos pensar em uma forma melhor de celebrar esta data do que com uma vitória. E esta será a primeira de muitas. O grupo RBA vem desde o final do prazo demitindo os grevistas, em um ato claro de retaliação. Até agora, dezesseis profissionais foram dispensados, maioria deles na recepção da empresa, em uma atitude que demonstra falta de respeito e assédio moral com os trabalhadores que exerceram o direito constitucional de greve.
Celebramos esse momento e estamos conscientes de que é apenas o começo de muita luta pelos direitos da nossa categoria. Que esta vitória seja um sopro de ânimo naqueles que têm medo, e um aviso aos que retaliam e que se omitem diante da própria categoria. Somos todos Adison, Amanda, Felipe e Cris!
A luta continua!
Coletivo de trabalhadores do Diário do Pará e Diário Online