A música tem sua base na luta dos “garis insurgentes”, e mostra as novas feições dos movimentos trabalhistas que não se sentem mais representados pelos atuais sindicatos, em sua maioria partidarizados e que não atendem às vontades de seus filiados. Por Unio Mystika

Canção composta em homenagem à luta dos garis do Rio de Janeiro, que bravamente se insurgiram contra a direção não representativa do sindicato da categoria. Conseguiram conquistar as pautas reivindicativas, deixando um exemplo de luta autônoma e combativa a ser seguida, e explicitando uma enorme e clara descrença com a atual organização estrutural da classe trabalhadora e de seu meio sindical.

O propósito da música tem sua base na luta dos “garis insurgentes”, e mostra as novas feições dos movimentos trabalhistas que não se sentem mais representados pelos atuais sindicatos, em sua maioria partidarizados e que não atendem às vontades de seus filiados. A luta dos garis é, dentre muitas outras, um claro sinal de que não há mais interesse por organizações que não escutam suas bases e deliberam todas as ações de classe em uma cúpula, num esquema de enorme hierarquia, poder e interesses paralelos.

A música é dedicada a todo o mundo sindical, destinada à toda a classe trabalhadora e a todos os povos que integram a sociedade, é um apelo à necessidade de organização, autonomia e combatividade de cada indivíduo para serem eles mesmos os protagonistas da mudança e da criação de alternativas às atuais estruturas de trabalho, mercado e organização social, para que sejam eles a ruptura.

A música é muito mais do que um chamado à consciência de classe e emancipação dos subalternizados, é um grito à destruição de privilégios, abolição de classes, hierarquias, esquemas patronais, governos, Estados ou qualquer fragmento de entidade exploradora existente. É um grito de um outro mundo possível, onde a liberdade, igualdade e fraternidade esteja sempre acima e a solidariedade e cooperação em um comunitarismo mutualístico estejam centralizadas pela autonomia dos povos.

A música pode ser baixada aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here