Nesta quarta-feira (19), o SINDIPA e trabalhadores aposentados realizaram manifestação em frente a Previdência da USIMINAS, em Ipatinga, para protestar contra o aumento abusivo do plano de saúde da empresa.
No mês passado, a USIMINAS aumentou a mensalidade do plano de saúde em 15,2% em média, ou seja, acima da inflação.
Esse aumento tem grande impacto para os aposentados que já tem altos custos com procedimentos e medicamentos e inviabiliza a manutenção do plano para os trabalhadores da ativa, que sofreram com a imposição do 0% de reajuste na Campanha Salarial do ano passado.
A manifestação visa também denunciar para toda a comunidade os ataques dos governos contra a previdência social dos trabalhadores.
O atual governo anunciou a reforma da previdência como prioridade e já estuda o fim do reajuste das aposentadorias de acordo com o reajuste do salário mínimo. Ou seja, dificulta a aposentadoria para os trabalhadores na ativa e piora as condições de vida dos trabalhadores já aposentados.
Os metalúrgicos trabalham e pagam a previdência durante a vida toda e na hora de aposentar encontram dificuldades cada vez maiores e a renda não cobre as despesas básicas com moradia, alimentação e saúde.
Essa foi a primeira manifestação dos metalúrgicos da ativa e aposentados contra a reforma da previdência e o aumento abusivo nas mensalidades do plano de saúde da USIMINAS. Faremos mais atividades e paralisações, fique atento.
Na sexta feira, dia 21/10, será realizada uma reunião com os aposentados as 09h00 na sede do Sindicato para definição dos próximos passos. Participe!

![[Rádio Fala Peão] #42: O pacote de corte de gastos do governo federal; a luta contra a escala 6×1 e a greve da PepsiCo](https://passapalavra.info/wp-content/uploads/2020/03/MOVIMENTO_LUTA-1.png)